Title: | A inserção e permanência do egresso do Design de Moda do IFRS Campus Erechim no mercado de trabalho |
Author: | Ferreira, Debie Araci |
Abstract: |
O presente estudo tem como objetivo compreender como CST - Design de Moda influencia na entrada e/ou permanência do egresso no mercado de trabalho. Para tanto, os egressos analisados por esta pesquisa são alunos oriundos do CST - Design de Moda do IFRS Campus – Erechim, a partir do ano de 2013. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado como método a Survey e como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, com questões abertas e fechadas, aplicado de forma on-line para os egressos do curso. Como resultado a pesquisa demonstrou que os egressos identificaram contribuições nas disciplinas do curso para sua inserção e permanência no mercado de trabalho. Evidenciando umas das finalidades do Instituto Federal, a qual é a preparação para o exercício profissional do egresso. Assim, ao realizar pesquisas com o objetivo de conhecer a situação real do egresso é possível identificar o nível de qualidade da formação ofertada. Bem como, contribuir para o aperfeiçoamento dos mecanismos de avaliação das instituições de ensino. The objective of this study is understand how the graduate courses of technologies contribute to the entry and/or permanence in the labor market. The graduate students that were investigated for this research they are graduate student of fashion design in IFRS, the course opened the activities in 2013 year. For the development of the research were used the method the survey and as a data collection instrument was used open and closed questions, applied online. The results of the research demonstrated that graduate students identifying a contribution of the disciplines of the course to the entry and permanence in the labor market. Highlighting one of the purposes of the Federal Institute which is the preparation for the professional practice. Thus, when conducting research with the objective of knowing the real situation of the graduate, it is possible to identify the quality level of the offered education. And, contributing to improve the evaluation mechanisms of educational institution. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1752 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
1234567891752.pdf | 487.4Kb |
View/ |
Texto completo |