Title: | Design e inovação de significados de produto: o caso da marca Sens.O |
Author: | Freitas, Evelise Campos de |
Abstract: |
Atualmente, inovar é uma condição essencial no mercado de moda a fim de que as empresas se diferenciem da concorrência e atinjam posicionamento estratégico inovador. Diante desse cenário, o Design apresenta-se como um sistema de conhecimento multidisciplinar que amplia o projeto para um nível de gestão e planejamento estratégico na organização, com foco na inovação do seu modelo de negócios, por sua vez, relacionada a inovação das suas ofertas. Nesse contexto, uma importante estratégia de inovação pelo Design consiste na inovação de significados, relacionada a proposição de um sistema de valores que compreende a linguagem emocional e simbólica atribuída aos produtos, inovando, assim, a imagem da marca no mercado. Em vista disso, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a oferta de produtos com novos significados como estratégia de inovação da marca SENS.O. A metodologia utilizada compreendeu a realização de Pesquisa Bibliográfica e Estudo de Caso, a fim de possibilitar a compreensão sobre o tema e a análise das estratégias de inovação adotadas pela marca. Por fim, os resultados mostram que a SENS.O adota diversas estratégias de inovação, dentre elas, a inovação de significados de produto, o que se reflete em uma identidade de marca inovadora. Currently, innovating is an essential condition in the fashion market in order for companies to differentiate themselves from the competition and achieve innovative strategic positioning. Given this scenario, the Design presents itself as a system of multidisciplinary knowledge that expands the project to a level of management and strategic planning in the organization, focusing on the innovation of its business model, in turn, related to the innovation of its offerings. In this context, an important innovation strategy by Design consists in the innovation of meanings, related to the proposition of a value system that comprises the emotional and symbolic language attributed to the products, thus innovating the brand image in the market. In view of this, this research aims to reflect on the offer of products with new meanings as an innovation strategy for the SENS.O. brand. The methodology used comprised Bibliographic Research and Case Study, in order to enable the understanding of the theme and the analysis of innovation strategies adopted by the brand. In conclusion, the results show that SENS.O uses several innovation strategies, among them, the innovation of product meanings, which is reflected in an innovative brand identity. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1738 |
Date: | 2021 |
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1234567891738.pdf | 792.7Kb |
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