Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Jogos tecnológicos para sursos (JTS)

Show full item record

Title: Jogos tecnológicos para sursos (JTS)
Author: Bortoletti, Maria Eduarda de Abreu
Abstract: O trabalho intitulado Jogos Tecnológicos para Surdos (JTS) visa desenvolver jogos (QUIZ) web para alunos surdos com faixa etária de 4 a 12 anos e auxiliar, de forma lúdica, nos aprendizados de alunos surdos com o uso das tecnologias. Ao considerar que a maioria dos surdos sente dificuldade no aprendizado da Língua Portuguesa escrita e na compreensão de algumas disciplinas bem como há poucos recursos que apóiam os profissionais que trabalham com crianças surdas, trago como problema de pesquisa: Como construir jogos que auxiliem na aprendizagem de alunos surdos? Dessa forma, foram desenvolvidos e aplicados jogos de múltiplas escolhas (QUIZ), em uma escola para surdos de Porto Alegre, atendendo aos requisitos, para que os alunos surdos pudessem jogar com autonomia. Como esses alunos fazem uso da Escrita da Língua de Sinais (ELS), os jogos também abordam essa escrita. Essa pesquisa envolveu construção, implementação e análise dos jogos desenvolvidos, tendo como base teórica os seguintes autores: Stumpf; Bortoletti; Nascimento. O material analítico foi composto por quatro jogos de diferentes disciplinas. Portanto, a partir da aplicação desses jogos, foram constatadas a importância de seguir desenvolvendo jogos direcionados ao público surdo assim como a compreensão que a utilização desses, contendo a Escrita da Língua de Sinais (ELS), proporcionam para os alunos surdos uma autonomia na leitura e a aprendizagem do português escrito com mais facilidade. Promovendo, ainda, a acessibilidade e visibilidade para esses sujeitos, possibilitando a inclusão social.The work entitled Technological Games for the Deaf (JTS) aims to develop games (QUIZ) web for deaf students aged 4 to 12 years and help, in a playful way, in the learning of deaf students with the use of technology. Considering that the majority of deaf people find it difficult to learn written Portuguese and to understand some of the disciplines, and there are few resources that support professionals working with deaf children, I have a research problem: How to build games that help in learning Deaf students? Thus, multiple choice games (QUIZ) were developed and applied in a school for the deaf in Porto Alegre, meeting the requirements, so that deaf students could play with autonomy. As these students make use of Sign Language Writing (ELS), the games also address this writing. This research involved the construction, implementation and analysis of the developed games, based on the following authors: Stumpf; Bortoletti; Birth. The analytical material was composed of four sets of different disciplines. Therefore, from the application of these games, it was verified the importance of further developing games aimed at the deaf public as well as the understanding that their use, containing Sign Language Writing (ELS), provides deaf students with a reading autonomy and the learning of written Portuguese more easily. It also promotes accessibility and visibility for these subjects, making possible social inclusion.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1701
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891701.pdf 2.858Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account