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Um estudo exploratório sobre os tópicos de física do novo ensino médio e nos livros didáticos atualizados

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Title: Um estudo exploratório sobre os tópicos de física do novo ensino médio e nos livros didáticos atualizados
Author: Caio, Laiane
Abstract: As alterações estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) conforme a Lei nº 13.415/2017, juntamente com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ocasionaram uma reformulação no ensino médio brasileiro e consequente mudanças nos livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Este trabalho teve como objetivo principal analisar os tópicos da disciplina de Física presentes na BNCC e nos livros didáticos atualizados, através de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, considerando a importância desta disciplina com suas especificidades respeitadas. Foi realizada uma análise de documentos comparando a BNCC com as normativas que foram substituídas por ela. Os livros didáticos explorados foram os recebidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Bento Gonçalves (IFRS-BG). O estudo indicou que a “reforma” do ensino médio abre a possibilidade de diminuição de carga horária e emprego de profissionais da educação sem formação específica para ministrar a disciplina de Física. A análise do material didático demonstrou a redução de conteúdos historicamente sistematizados desta disciplina e de conteúdo das disciplinas da área de ciências da natureza como um todo. Como consequência é possível e provável a precarização do ensino de Física nas escolas públicas.The changes established by the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN), according to Law No. 13,415/2017, along with the approval of the National Common Curricular Base (BNCC), have led to a reformulation in brazilian high school education and subsequent changes in the textbooks distributed by the National Program for the Distribution of Textbooks and Didactic Materials (PNLD). This study aimed to analyze the topics of the Physics subject present in the BNCC and the updated textbooks through exploratory research of a qualitative nature, considering the importance of this discipline and its specificities. An analysis of documents was carried out comparing the BNCC with the regulations that were replaced by it. The textbooks explored were those received by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul - Bento Gonçalves Campus (IFRS- BG). The study indicated that the "reform" of high school education opens the possibility of reducing class hours and employing education professionals without specific training to teach the Physics subject. The analysis of the didactic material showed a reduction in historically systematized content of this discipline and in the content of the natural sciences as a whole. As a consequence, the teaching of Physics in public schools is likely to be undermined.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1646
Date: 2022


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