Abstract:
|
A comunicação interna nas organizações busca por inovação, visto sua importância para o envolvimento dos funcionários e assim impacta na efetividade e competitividade. A problemática da pesquisa reside no seguinte questionamento: “maior comunicação interna promove motivação nos colaboradores?”. Para isso objetivou-se analisar a importância da comunicação interna para a motivação dos colaboradores, na busca da dimensão humana dentro das organizações e o papel da comunicação interna em tempos de pandemia. A metodologia do estudo foi Revisão Sistemática de Literatura e, para a sua análise, foi utilizada a base de dados do Google Acadêmico. A identificação de critérios de inclusão e exclusão foi a análise do título, do resumo e da conclusão dos artigos. As palavra-chave relacionadas a estudos da motivação e comunicação, contexto do estudo área social, período temporal de publicações de artigos foi relativo à pandemia do Covid-19 no Brasil, nesse estudo foi concluída a busca em 02 de outubro de 2021. Como resultados, identificou-se que a comunicação ativa, junto a treinamentos e acompanhamento da rotina de trabalho, são fatores que influenciam para o comprometimento e desenvolvimento das atividades mobilizando o capital humano. |