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Avaliação do potencial pedagógico de artefatos de robótica educacional a partir de uma perspectiva construcionista de aprendizagem

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Title: Avaliação do potencial pedagógico de artefatos de robótica educacional a partir de uma perspectiva construcionista de aprendizagem
Author: Majdenbaum, Rivka
Abstract: Esta pesquisa desenvolveu e validou uma rubrica para a avaliação do potencial pedagógico de artefatos de robótica educacional a partir de uma perspectiva construcionista de aprendizagem. A rubrica de avaliação tem como objetivo auxiliar as instituições de ensino na escolha dos recursos robóticos mais adequados às suas necessidades e especificidades. A rubrica considera os seguintes critérios de avaliação: nível de dificuldade para o professor se apropriar do artefato de robótica educacional, nível de dependência de recursos do artefato, nível do potencial criativo do artefato, versatilidade do artefato, interação com o ambiente, acessibilidade para diferentes idades e viabilidade econômica. Os critérios que integram a rubrica foram criados a partir da revisão bibliográfica sobre teorias e abordagens pedagógicas que conversam com o universo da robótica educacional e suas possibilidades de uso em sala de aula, como: construcionismo, metodologias ativas, educação STEAM, cultura maker, aprendizagem criativa, e a própria robótica educacional, trazendo à luz autores seminais e contemporâneos que se identificam com o conceito construcionista de aprendizagem, como: Seymour Papert, Gary Stager, Mitchel Resnick, Paulo Blikstein, José Armando Valente, José Moran, Léa Fagundes, entre outros, e a pesquisa por trabalhos correlatos. Artefatos robóticos foram avaliados, por meio da rubrica pela pesquisadora, e posteriormente oferecidos para que professores os utilizassem em suas práticas pedagógicas, após a intervenção em sala de aula os docentes responderam a um questionário. A validação da eficiência da rubrica foi realizada ao comparar as respostas dos professores sobre sua prática utilizando os artefatos oferecidos com a avaliação da rubrica aplicada a cada artefato. Em outras palavras, as observações dos professores coincidiram com as observações feitas pela pesquisadora durante a avaliação dos artefatos robóticos, confirmando a eficácia da rubrica. Ressalta-se, porém, que o uso eficaz da robótica educacional na promoção da aprendizagem significativa e no desenvolvimento de habilidades e competências depende de professores preparados. É fundamental que os professores recebam formação adequada para a utilização dessas ferramentas tecnológicas de forma eficaz e alinhada com abordagens pedagógicas construcionistas. Nesse sentido a rubrica para avaliar o potencial pedagógico de artefatos de robótica educacional a partir de uma perspectiva construcionista de aprendizagem se configura como uma ferramenta valiosa para avaliar artefatos robóticos adequados para a instituição de ensino implantar práticas pedagógicas inovadoras e significativas como a robótica educacional.This research developed and validated a rubric for the evaluation of educational robotics artifacts' pedagogical potential from a constructionist learning perspective. The evaluation rubric aims to help educational institutions in choosing the most appropriate robotic resources for their needs and specificities. The rubric considers the following evaluation criteria: level of difficulty for the teacher to appropriate the educational robotics artifact, level of dependence on resources of the artifact, level of creative potential of the artifact, versatility of the artifact, interaction with the environment, accessibility for different ages and economic viability. The criteria that make up the rubric were created from the bibliographical review on theories and pedagogical approaches that talk about the universe of educational robotics and its possibilities of use in the classroom, like: constructionism, active methodologies, STEAM education, maker culture, creative learning, and the educational robotics itself, bringing to light seminal and contemporary authors who identify with the constructionist concept of learning, such as Seymour Papert, Gary Stager, Mitchel Resnick, Paulo Blikstein, José Armando Valente, José Moran, Léa Fagundes, among others, and the research for related works. Robotic artifacts were evaluated, through the rubric by the researcher, and subsequently offered to teachers to use them in their pedagogical practices, after the intervention in the classroom teachers answered a questionnaire. The validation of the rubric efficiency was performed by comparing the teachers' responses about their practice using the artifacts offered with the rubric evaluation applied to each artefact. In other words, the teachers' observations coincided with the observations made by the researcher during the evaluation of the robotic artifacts, confirming the effectiveness of the rubric. It is emphasized, however, that the effective use of educational robotics in promoting meaningful learning and developing skills and competencies depends on trained teachers. It is essential that teachers receive adequate training for the use of these technological tools in an effective way and aligned with constructionist pedagogical approaches. In this sense, the rubric for the evaluation of educational robotics artifacts' pedagogical potential from a constructionist learning perspective is configured a valuable tool to evaluate robotic artifacts suitable for the educational institution to implement innovative and significant pedagogical practices such as educational robotics.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1396
Date: 2024


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