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Utilização do challenge em sala de aula : Challenge - aplicativo voltado para alunos com déficit de atenção

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Title: Utilização do challenge em sala de aula : Challenge - aplicativo voltado para alunos com déficit de atenção
Author: Camargo, Gustavo de Oliveira
Abstract: The present study aims to identify how the educator uses the Challenge Application in the classroom of an Educational Institution, but its main objective is to stimulate the reasoning of people with attention deficit. Located in the Municipality of Alvorada in the State of Rio Grande do Sul. In order to develop the work proposal, the following objectives were outlined: Stimulating students' cognitive development; to verify how the psycho-pedagogical teacher uses the Challenge application as a pedagogical resource to treat the attention deficit; Analyze the student's participation in the activities stimulated from the Challenge application in the classroom. Therefore, it was decided to do a field research in which semi-structured interviews were applied, between students and teachers, in order to portray, as closely as possible, the reality lived by this public, in relation to the subject matter. The interviews were divided into three broad categories, which covered the whole question addressed by the researcher. In addition, a theoretical reference was made that will adequately base the research questions throughout the study. The union of the bibliographic reference with the answers of the interviewees will give the expected credibility so that this research can somehow assist the educators in the appropriate didactic-pedagogical use of the Challenge application in the classroom.O presente estudo visa identificar de que forma o educador utiliza o Aplicativo Challenge em sala de aula de uma Instituição Educadora, mas seu principal objetivo é estimular o raciocínio de pessoas com déficit de atenção. Situada no Município de Alvorada no Estado do Rio Grande do Sul. Para desenvolver a proposta de trabalho, foram traçados os seguintes objetivos, quais sejam: Estimular o desenvolvimento cognitivo dos alunos; Verificar de que forma o professor psicopedagogo utiliza o aplicativo Challenge como recurso pedagógico para tratar o déficit de atenção; Analisar a participação do aluno frente às atividades estimuladas a partir do aplicativo Challenge, em sala de aula. Sendo assim, optou-se em fazer uma pesquisa de campo na qual foi aplicada entrevistas semiestruturadas, entre alunos e professores, com intuito de retratar, da forma mais aproximada possível, a realidade vivida por este público, em relação à temática abordada. As entrevistas foram divididas em três grandes categorias, que abrangeram na totalidade as questões abordadas pelo pesquisador. Além disso, foi feito um referencial teórico que irá embasar pertinentemente as questões de pesquisa, ao longo do estudo. A união do referencial bibliográfico com as respostas dos entrevistados dará a credibilidade esperada para que esta pesquisa possa, de alguma forma, auxiliar os educadores, na utilização didático-pedagógica apropriada do aplicativo Challenge, em sala de aula.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1388
Date: 2024


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