Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Reflexões acerca da formação continuada de professores de ciências a partir de um curso de extensão sobre coleções didáticas paleontológicas

Show simple item record

dc.contributor.advisor Schwanke, Cibele pt_BR
dc.contributor.author Brasil, Gabriela Dipicoli pt_BR
dc.date.accessioned 2024-08-21T17:01:02Z
dc.date.available 2024-08-21T17:01:02Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1353
dc.description.abstract A formação continuada configura-se em um processo permanente e complementar à formação inicial, levando em conta que mudanças tecnológicas e conceituais, inerentes a qualquer área de conhecimento, ocorrem ao longo do tempo, o que necessita um aprofundamento de conhecimentos, sobretudo para docentes das Ciências da Natureza. Nesse sentido, o presente estudo apresenta reflexões acerca da formação continuada para professores, tendo como objeto de análise profissionais em regência de classe que, ao longo de sua trajetória, assumem diferentes papéis enquanto sujeitos em permanente aprendizado. Tendo como ponto de partida a oferta de um curso de formação continuada voltada para a organização de uma coleção didática de paleontologia e sua utilização na Educação Básica, o objetivo deste trabalho foi analisar como a formação continuada configura-se como um espaço de construção de saberes e como este aprendizado dialoga com a sala de aula, mediante a observação de propostas didáticas e os métodos utilizados pelos professores prevendo a abordagem de temáticas abordadas durante o curso. Partindo-se de uma pesquisa de natureza aplicada e qualitativa cujos dados foram obtidos em momentos diversos e de formas distintas (questionários, entrevistas, instrumentos avaliativos), procurou-se responder o seguinte questionamento: de que maneira a formação continuada contribui para a carreira profissional? Os resultados demonstram que o curso proporcionou momentos para atualização, capacitação,discussão e reflexões sobre a prática docente, reafirmando a importância da formação continuada de professores. Com relação à temática Paleontologia, os resultados validaram a importância da sua abordagem na Educação Básica,relacionando-a principalmente com os conteúdos de evolução Biológica e diversidade de vida no Planeta. O uso das coleções didáticas, por sua vez, mostrou-se pertinente ao ensino de ciências no Ensino Fundamental, sobretudo por despertar o interesse dos alunos e as potencialidades pedagógicas que surgem a partir de sua utilização. en_US
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Educação ambiental en_US
dc.subject Educação básica en_US
dc.subject Formação continuada en_US
dc.subject Paleontologia en_US
dc.title Reflexões acerca da formação continuada de professores de ciências a partir de um curso de extensão sobre coleções didáticas paleontológicas en_US
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891353.pdf 2.896Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account