Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A leitura literária nas séries iniciais do ensino fundamental: o imaginário como ferramenta para o desenvolvimento infantil

Show full item record

Title: A leitura literária nas séries iniciais do ensino fundamental: o imaginário como ferramenta para o desenvolvimento infantil
Author: Leal, Angela
Abstract: O presente artigo objetiva compreender os benefícios da leitura de textos literários para o processo de desenvolvimento infantil de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Partimos do pressuposto de que o imaginário, instigado pela leitura literária, pode ajudar a criança leitora no desenvolvimento da escrita, do raciocínio, da oralidade, dos aspectos emocionais e sociais, abrindo novas perspectivas de conhecimento sobre a realidade e resgatando o prazer pela literatura em um mundo repleto de telas e tecnologias. Para tanto, o artigo é composto por uma revisão bibliográfica, de natureza investigativa, que procura num primeiro momento conceituar a leitura e compreender seus benefícios, para na sequência investigar o papel da leitura literária e do imaginário no desenvolvimento infantil e, por fim, esboçar sumariamente algumas estratégias que, quando utilizadas conscientemente pelos educadores, podem contribuir nos múltiplos aspectos do desenvolvimento do aluno.This article aims to understand the benefits of reading literary texts for the child development process of students in the early grades of Elementary School. For that we start from the assumption that the imaginary, instigated by literary reading, can help the reading child in the development of writing, reasoning, orality, emotional and social aspects, opening new perspectives of knowledge about reality and enhancing the pleasure for literature in a world full of screens and technologies. To this end, the article consists of a bibliographical review, of an investigative nature, which seeks, at first, to conceptualize reading and understand its benefits, to then investigate the role of literary and imaginary reading in child development and, finally, to outline briefly some strategies that, when consciously used by educators, can contribute to multiple aspects of student development.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1307
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891307.pdf 154.2Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account