Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A leitura literária nas séries iniciais do ensino fundamental: o imaginário como ferramenta para o desenvolvimento infantil

Show simple item record

dc.contributor.advisor Battistella, Tarsila Rubin pt_BR
dc.contributor.author Leal, Angela pt_BR
dc.date.accessioned 2024-08-12T22:59:12Z pt_BR
dc.date.available 2024-08-12T22:59:12Z pt_BR
dc.date.issued 2023 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1307
dc.description.abstract O presente artigo objetiva compreender os benefícios da leitura de textos literários para o processo de desenvolvimento infantil de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Partimos do pressuposto de que o imaginário, instigado pela leitura literária, pode ajudar a criança leitora no desenvolvimento da escrita, do raciocínio, da oralidade, dos aspectos emocionais e sociais, abrindo novas perspectivas de conhecimento sobre a realidade e resgatando o prazer pela literatura em um mundo repleto de telas e tecnologias. Para tanto, o artigo é composto por uma revisão bibliográfica, de natureza investigativa, que procura num primeiro momento conceituar a leitura e compreender seus benefícios, para na sequência investigar o papel da leitura literária e do imaginário no desenvolvimento infantil e, por fim, esboçar sumariamente algumas estratégias que, quando utilizadas conscientemente pelos educadores, podem contribuir nos múltiplos aspectos do desenvolvimento do aluno. pt_BR
dc.description.abstract This article aims to understand the benefits of reading literary texts for the child development process of students in the early grades of Elementary School. For that we start from the assumption that the imaginary, instigated by literary reading, can help the reading child in the development of writing, reasoning, orality, emotional and social aspects, opening new perspectives of knowledge about reality and enhancing the pleasure for literature in a world full of screens and technologies. To this end, the article consists of a bibliographical review, of an investigative nature, which seeks, at first, to conceptualize reading and understand its benefits, to then investigate the role of literary and imaginary reading in child development and, finally, to outline briefly some strategies that, when consciously used by educators, can contribute to multiple aspects of student development. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Leitura (Ensino fundamental) pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.title A leitura literária nas séries iniciais do ensino fundamental: o imaginário como ferramenta para o desenvolvimento infantil pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2023 pt_BR
dc.degree.local Ibirubá, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Ibirubá pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Ensino, Linguagens e Suas Tecnologias pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891307.pdf 154.2Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account