dc.contributor.advisor |
Battistella, Tarsila Rubin |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Leal, Angela |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-08-12T22:59:12Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-08-12T22:59:12Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1307 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo objetiva compreender os benefícios da leitura de textos literários para o processo de desenvolvimento infantil de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Partimos do pressuposto de que o imaginário, instigado pela leitura literária, pode ajudar a criança leitora no desenvolvimento da escrita, do raciocínio, da oralidade, dos aspectos emocionais e sociais, abrindo novas perspectivas de conhecimento sobre a realidade e resgatando o prazer pela literatura em um mundo repleto de telas e tecnologias. Para tanto, o artigo é composto por uma revisão bibliográfica, de natureza investigativa, que procura num primeiro momento conceituar a leitura e compreender seus benefícios, para na sequência investigar o papel da leitura literária e do imaginário no desenvolvimento infantil e, por fim, esboçar sumariamente algumas estratégias que, quando utilizadas conscientemente pelos educadores, podem contribuir nos múltiplos aspectos do desenvolvimento do aluno. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article aims to understand the benefits of reading literary texts for the child
development process of students in the early grades of Elementary School. For
that we start from the assumption that the imaginary, instigated by literary
reading, can help the reading child in the development of writing, reasoning,
orality, emotional and social aspects, opening new perspectives of knowledge
about reality and enhancing the pleasure for literature in a world full of screens
and technologies. To this end, the article consists of a bibliographical review, of
an investigative nature, which seeks, at first, to conceptualize reading and
understand its benefits, to then investigate the role of literary and imaginary reading in child development and, finally, to outline briefly some strategies that,
when consciously used by educators, can contribute to multiple aspects of
student development. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Leitura (Ensino fundamental) |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento infantil |
pt_BR |
dc.title |
A leitura literária nas séries iniciais do ensino fundamental: o imaginário como ferramenta para o desenvolvimento infantil |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Ibirubá, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Ibirubá |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Ensino, Linguagens e Suas Tecnologias |
pt_BR |