Title: | Design para educação: um curso de formação de professores para melhoria do design de recursos educacionais |
Author: | Borges, Calebe da Silva |
Abstract: |
Pesquisas no campo da Informática na Educação buscam soluções mediadas por tecnologias que auxiliem o professor na tentativa de otimizar a comunicação visual dos conceitos e conteúdos referentes à sua área de estudo. Na mesma direção, autores e teóricos da área da Educação têm envidado esforços sobre como a configuração visual otimizada pode ser um fator de engajamento, favorecendo o aumento de interesse e melhor consumo e compreensão de informações e conteúdos. No entanto, observa-se que professores ainda falham nas questões relacionadas ao design e estéticas de seus recursos educacionais. Diante desse cenário, esta pesquisa buscou investigar de que forma os princípios básicos do design podem contribuir na qualidade funcional e visual dos materiais didáticos produzidos pelos professores. Para tanto, foi realizado um curso de formação para professores do ensino superior em princípios básicos do design. Os resultados obtidos mostraram que a adoção destes preceitos na prática de confecção de recursos educacionais (RE) por parte se deu de forma positiva. Desta forma, acredita-se que a pesquisa contribuiu com melhorias significantes nas questões funcionais e estéticas dos RE criados pelos professores. A metodologia empregada no desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa-ação e ela permitiu a intervenção na sistemática da criação enquanto pesquisa qualitativa e aplicada. A realização deste trabalho justifica-se pela relevância e na contribuição interdisciplinar, social e de atuação profissional. Research in the field of Informatics in Education seeks solutions mediated by technologies that help the teacher in an attempt to optimize the visual communication of concepts and contents related to their field of study. In the same direction, authors and theorists in the field of Education have made efforts on how the optimized visual configuration can be a factor of engagement, favoring increased interest and better consumption and understanding of information and content. However, it is observed that teachers still fail in issues related to the design and aesthetics of their educational resources. Given this scenario, this research sought to investigate how the basic principles of design can contribute to the functional and visual quality of teaching materials produced by teachers. To this end, a training course was held for higher education teachers in basic design principles. The results obtained showed that the adoption of these precepts in the practice of making educational resources (ER) by part took place in a positive way. In this way, it is believed that the research contributed with significant improvements in the functional and aesthetic issues of the (ER) created by the teachers. The methodology used in the development of this work was action research and it allowed for intervention in the systematics of creation as a qualitative and applied research. The achievement is justified by the relevance and interdisciplinary contribution, social and by the professional performance. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1284 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
1234567891284.pdf | 5.973Mb |
View/ |
Texto completo |