Title: | Escrita criativa em ambiente digital |
Author: | Rodrigues, Gustavo dos Santos |
Abstract: |
A escrita é uma expressão fundamental para que possamos explanar nossos pensamentos, opiniões e, principalmente, a forma como vemos o mundo. Isso só ocorre porque cada um, dentro de suas vivências, carrega consigo o que podemos chamar de “bagagem de vida”, aquilo que será responsável pela maneira como iremos encarar o mundo e, assim, dispor de informações importantes para entregar ao exterior nossas impressões. Embora a escrita seja de fato importante para a educação, nem todos sentem-se à vontade com as burocracias que esta demanda, como atenção e paciência. Desse modo, esta pesquisa justifica-se por desenvolver um objeto de aprendizagem em formato digital possível de ser utilizado por alunos a fim de que explorem os diversos gêneros textuais a partir de suas vivências e de suas experiências. Todavia, para que esse trabalho fosse viabilizável, as fanfictions foram escolhidas após ser entendido o fato de que fazem parte cada vez mais da vida dos adolescentes inseridos no mundo da leitura e da escrita. Por meio da pergunta problema “Como auxiliar os professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental no que tange a produção textual?” surgiram os objetivos gerais da pesquisa que são desenvolver e validar um objeto de aprendizagem para fomentar a escrita criativa de estudantes no 7° ano do Ensino Fundamental. O método de coleta de dados para a validação do Objeto de Aprendizagem é o de entrevista semiestruturada a partir da perspectiva de autores que pesquisaram sobre escola e sociedade neoliberal, como Laval, Masschelein e Simons e Chamayou, entre outros autores que estarão inseridos nos estudos desse presente trabalho. Ao final da pesquisa, observou-se que o objetivo geral foi atingido uma vez que os professores participantes validaram o produto. Writing is a fundamental expression for us to explain our thoughts, opinions, and how we see the world. This only occurs because each person, within their experiences, carries with them what we can call “life baggage”, which will be responsible for the we will face the world and, thus, have important information to deliver our impressions to the outside world. Although writing is indeed important for education, not everyone feels comfortable with the bureaucracy it demands, such as attention and patience. Thus, this research is justified by developing a learning object in a digital format that can be used by students so that they can explore the different textual genres based on their experiences. However, for this work to be viable, fanfictions were chosen after understanding that they are increasingly part of the lives of teenagers involved in the world of reading and writing. Through the problem question “How to help Portuguese language teachers in the final years of elementary school with regard to textual production” emerged the research's general objectives: to develop and validate a learning object to encourage creative writing among students in the 7th year of Elementary School. The data collection method for validating the Learning Object is a semi-structured interview from the perspective of authors who have researched schools and neoliberal society such as Laval, Masschelein Simons, and Chamayou, among other authors who will be included in the studies of this present work. At the end of the research, it was observed that the general objective was achieved since the participating teachers validated the product. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1268 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
1234567891268.pdf | 3.126Mb |
View/ |
Texto completo |