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Uma metodologia de projeto interdisciplinar de iniciação científica no Ensino Médio Integrado em Informática: um movimento de profissionais-pesquisadores

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Title: Uma metodologia de projeto interdisciplinar de iniciação científica no Ensino Médio Integrado em Informática: um movimento de profissionais-pesquisadores
Author: Magalhães, Marcelo Barbosa
Abstract: A pesquisa tem como objetivo sistematizar um método segundo alguns passos para construir um Projeto Interdisciplinar de Iniciação Científica (PIIC) no Ensino Médio Integrado em Informática do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, ancorado da prática para teoria. Dessa sistematização constroi-se uma Matriz de Referência (MR) ao desenvolvimento de um recurso próprio, que é meio e forma, para prática docente da área da informática, denominado de Projeto Interdisciplinar de Iniciação Científica (PIIC). Fundamentado nas conceituações de: Projeto Interdisciplinar, Iniciação Científica na Educação Profissional, e na Tecnologia Digital em Movimento como meio e modo de aprender a desenvolver/criar/construir da sala de aula para a vida. A motivação foi um projeto pensado/organizado para uma feira de tecnologia com a temática da sustentabilidade, tendo como ideia organizar uma horta com um sistema de irrigação automatizado plataforma Arduino em um ambiente indoor (pequenos espaços, apartamentos, dentre outros). A metodologia da pesquisa é qualitativa, investigativa e exploratória, do tipo pesquisa-ação (com estudantes, professores interno e externos da escola, professor-orientador, avaliadores externos), que parte de uma vivência docente para a construção de um caminho, de modo que este projeto PIIC esteja presente nas aulas de componentes curriculares. Além disso, é uma forma de engajar os estudantes, reduzir a evasão escolar e, consequentemente, um processo de aprendizagem autônoma do estudante-profissional. No entanto, o professor-orientador da prática docente e também pesquisador não é foco de análise da pesquisa, uma vez que a prática ancorada na pesquisa não tem fins apenas emancipatórios, mas também de promoção do conhecimento técnico. Como resultados: 1) é possível citar a organização do desenvolvimento da prática docente para que o projeto PIIC acontecesse da sala de aula para as feiras científicas, inclusive com o sistema de avaliação dos estudantes; 2) os estudantes, através de questionários no Forms, registraram que compreenderam a metodologia docente do PIIC; 3) os professores entrevistados da área da informática entenderam a usabilidade da MR com autonomia e usariam em suas aulas; 4) o produto final que é a MR do PIIC está disponível na plataforma Genially, contemplando a acessibilidade de cores e da audiodescrição, possível de ser usada digital ou impressa. Diante disso, a pesquisa contribui para uma prática emancipatória no ensino médio integrado e profissional que visa desenvolver o estudante como pessoa e profissional, e que a escola tenha significado ao mesmo nos tempos de hoje.The research aims to systematize a method according to some steps to build an Interdisciplinary Project of Scientific Initiation (PIIC) in the Integrated High School in Informatics of the North Coast of Rio Grande do Sul, anchored from practice to theory. From this systematization, a Reference Matrix (MR) was constructed for the development of its own resource, which is both a means and a form for teaching practice in the area of computer science, called the Interdisciplinary Project for Scientific Initiation (PIIC). Based on the concepts of: Interdisciplinary Project, Scientific Initiation in Professional Education, and Digital Technology in Motion as a means and way of learning to develop/create/construct from the classroom to life. The motivation was a project designed/organized for a technology fair with the theme of sustainability, with the idea of organizing a vegetable garden with an automated irrigation system using the Arduino platform in an indoor environment (small spaces, apartments, among others). The research methodology is qualitative, investigative and exploratory, of the action-research type (with students, internal and external school teachers, teacher-supervisor, external evaluators), which starts from a teaching experience to build a path so that this PIIC project is present in the classes of curricular components. In addition, it is a way of engaging students, reducing school dropout and, consequently, an autonomous learning process for the student-professional. However, the teacher-supervisor of the teaching practice and also a researcher is not the focus of the research analysis, since the practice anchored in research does not only have emancipatory purposes, but also the promotion of technical knowledge. The results: 1) it is possible to mention the organization of the development of teaching practice so that the PIIC project took place from the classroom to the science fairs, including the student evaluation system; 2) the students, through questionnaires on Forms, recorded that they understood the PIIC teaching methodology; 3) the computer science teachers interviewed understood the usability of the MR with autonomy and would use it in their classes; 4) the final product, which is the PIIC MR, is available on the Genially platform, including color accessibility and audio description, which can be used digitally or in print. In view of this, the research contributes to an emancipatory practice in integrated secondary and vocational education that aims to develop the student as a person and as a professional, and for the school to have meaning for them in today's times.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1267
Date: 2024


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