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Critérios para a construção de jogos digitais educacionais para auxiliar no processo de aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista

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Title: Critérios para a construção de jogos digitais educacionais para auxiliar no processo de aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista
Author: Kowalski, Elisa Dias
Abstract: Considerando-se as potencialidades dos jogos digitais e a necessidade de recursos educacionais, para auxiliar no processo de aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), este trabalho apresenta a definição de critérios específicos para a construção de jogos digitais educacionais para este público. A partir da utilização de jogos como recurso pedagógico, as crianças tendem a amadurecer algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. O ato de jogar ensina valores e, após utilizar o jogo sobre um determinado conteúdo, a criança vai relacionando com o que aprendeu em sala de aula, montando esquemas, formando seus próprios arquivos, que à medida que se desenvolvem, tornam-se mais generalizados e mais maduros. O trabalho apresenta os procedimentos metodológicos que consistiram em levantamento de referencial teórico e jogos específicos para crianças com TEA, análises comparativas dos jogos pesquisados, seguindo critérios estabelecidos pela pesquisa bibliográfica. Serviram como base também, observações, entrevistas e testagens dos jogos. A partir da análise realizada e dos dados compilados, elaborou-se critérios específicos para auxiliar na criação de futuros jogos digitais destinados as crianças com TEA, que possam atender as reais necessidades do processo de aprendizagem deste público.Considering the potential of digital games and the need for educational resources to aid in the learning process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD), this paper presents the definition of specific criteria for the construction of digital educational games for this audience . From the use of games as a pedagogical resource, children tend to mature some capacities of socialization, through the interaction and the use and experimentation of rules and social roles. The act of playing teaches values and, after using the game on a given content, the child will relate to what he has learned in the classroom, setting up schemes, forming his own files, that as they develop, become more generalized and more mature. The work presents the methodological procedures that consisted of a theoretical reference survey and specific games for children with ASD, comparative analysis of the games studied, following criteria established by the bibliographic research. They also served as a basis for observations, interviews and game tests. Based on the analysis performed and the data compiled, specific criteria were developed to assist in the creation of future digital games for children with ASD that can meet the real needs of the learning process of this public.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/117
Date: 2018


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