Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira no ensino médio: proposta de prática docente no 1º ano de uma escola estadual no litoral norte do Rio Grande do Sul

Show full item record

Title: Motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira no ensino médio: proposta de prática docente no 1º ano de uma escola estadual no litoral norte do Rio Grande do Sul
Author: Porcher, Kevin Marinho
Abstract: Esta pesquisa nasceu da preocupação de saber por que há muita dificuldade e resistência na aprendizagem de uma língua estrangeira, no caso inglês, na escola, principalmente, a pública. O presente artigo surgiu da necessidade de esclarecer pontos para a efetivação do ensino de língua inglesa. A partir do meu estágio supervisionado em língua inglesa, não vislumbrei um interesse por parte dos alunos na aprendizagem do idioma, tampouco a devida importância por parte dos alunos. Desta forma, algumas considerações analíticas sobre a prática docente foram trazidas e como ela está intimamente ligada com a motivação dos alunos na aprendizagem de língua inglesa, e quais implicações tal prática tem para o ensino da língua. Com base em uma pesquisa de análise documental e revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa dos dados a serem analisados com propósito exploratório, tendo como aporte teórico principal Penny Ur (2009), Patsy M. Lightbown e Nina Spada (2017), Susan Holden (2009), Zoltan Dörnyei e Ema Ushioda (2011), e Robert Gardner entre outros teóricos, utilizou-se da prática de estágio supervisionado em língua inglesa para analisar a prática docente e propôr material didático para o ensino de língua inglesa. Nesse sentido, o trabalho conseguiu abordar alguns pontos da prática docente, bem como suas implicações para o ensino, contribuindo para uma questão que ainda possui muita demanda e potencial para ser estudado.This research has emerged from the concern with the fact that several students in Brazilian public schools struggle to learn English as a foreign language. This project has also unfolded from the necessity to clarify some aspects concerning the effectiveness of the English language teaching practice. From my supervisioned practicum in English language, it has called my attention that many students lack interest in learning a foreign language, while also struggling to understand its importance. Therefore, some analytic considerations about the teaching practice have been elicited and how they are intimately linked with the students' motivation in English language learning, as well as what implications this practice has to the language teaching. This work has dealt with analytical documental research and bibliographic review, with qualitative approach of data to be analyzed with exploratory focus, with the theoretical support from authors Penny Ur (2009), Patsy M. Lightbown and Nina Spada (2017), Susan Holden (2009), Zoltan Dörnyei and Ema Ushioda (2011), and Robert Gardner, among other theorists. Furthermore, my personal practice during the supervised teaching practicum in English language has been used to analyze the teaching practice, with the purpose of suggesting meaningful didactic sources to the English teaching. As a result, the present work has been able to approach several issues related to teaching practice, as well as their implications to the teaching process, as an attempt to make a relevant contribution to an area of study that has the potential and the need for further development.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1135
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891135.pdf 372.8Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account