Abstract:
|
A presente pesquisa tem como temática central discutir sobre a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A motivação pela pesquisa deu-se a partir da prática da pesquisadora com monitoria de alunos com autismo em escola regular, atividade que suscitou diversas inquietações e originou a problemática deste estudo. Este trabalho apresenta como objetivo geral refletir sobre os elementos que envolvem a inclusão de crianças autistas. Para alcançar o objetivo proposto, elaborou- se uma pesquisa qualitativa de natureza explicativa, fundamentada em estudos bibliográficos e documental e em uma pesquisa de campo que se deu pela realização de uma entrevista com uma docente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Farroupilha-RS (AMAFA). Como resultado da pesquisa, foi possível compreender as características do autismo, do termo inclusão e fatores importantes para a realização de um trabalho inclusivo e de qualidade com alunos autistas. Conclui-se que o autismo tem como principal fator a particularidade no aprendizado, nos sintomas e nas relações sociais e que para que possa ocorrer um processo de aprendizado de qualidade, os alunos precisam de respeito, conhecimento e afeto por parte dos profissionais. |