Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Programa de escolas associadas à UNESCO : um olhar sobre os projetos desenvolvidos por uma escola associada no Rio Grande do Sul

Show full item record

Title: Programa de escolas associadas à UNESCO : um olhar sobre os projetos desenvolvidos por uma escola associada no Rio Grande do Sul
Author: Conci, Letícia
Abstract: Este artigo tem como objetivo conhecer o Programa Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) que está comprometido com o fomento de ideais, valores e prioridades. O Programa oferece às escolas associadas uma proposta de educação de qualidade que baseada na promoção da cultura de paz, do respeito à diversidade cultural, do desenvolvimento sustentável, da cooperação internacional e dos valores democráticos em todos os países membros da ONU. As principais fontes que contribuíram para este trabalho foram, além de sites oficiais da UNESCO e do PEA, os seguintes autores: Marum (2016); Delors (1998); Ianni (2001). Com base na pesquisa qualitativa, o artigo é desenvolvido a partir da metodologia de estudo de caso, analisando como são realizadas as atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias – RS, que é associada desde 2015 e que vem executando projetos sobre temas estabelecidos pela UNESCO. A análise de dados é realizada a partir de entrevistas com professores que executaram projetos em sala de aula e com a responsável pela coordenação dos relatórios enviados para a UNESCO. O artigo aborda o histórico, os objetivos, os temas e os compromissos da UNESCO, os quatro pilares da educação, a análise dos dados coletados e as contribuições que o PEA oferece. Conclui-se que o programa é uma oportunidade para dar visibilidade às ações desenvolvidas na escola e na promoção de uma educação de qualidade que busca formar seres críticos e transformadores da realidade.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1103
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891103.pdf 275.4Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account