Abstract:
|
Este artigo tem como tema de pesquisa o professor de educação infantil e a prática pedagógica da psicomotricidade. O objetivo central deste documento é o de analisar os conhecimentos prévios dos professores da educação infantil sobre a psicomotricidade e a prática pedagógica. Como objetivos específicos destaco os de apresentar a abordagem metodológica da psicomotricidade e o de conhecer a relevância da psicomotricidade na prática pedagógica do professor da educação infantil. Para a investigação foi delimitada uma escola de educação infantil municipal de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul e selecionadas seis pedagogas para responderem ao instrumento de um questionário. A metodologia da pesquisa seguiu pressupostos qualitativos, buscando analisar os conhecimentos dos professores sobre seus conceitos em relação à psicomotricidade, prática pedagógica e o impacto da psicomotricidade na vida da criança. O artigo é dividido em sessões, e traz os conceitos de prática pedagógica e psicomotricidade. Tomando como motivação a criação de categoria e as respostas dos questionários das professoras, analisei os dados, juntamente com o olhar de alguns autores e percebi que há uma defasagem na vivência da psicomotricidade, assim como, na própria concepção de prática pedagógica na educação infantil. |