Abstract:
|
O presente trabalho tem como tema o papel da socialização no período da infância e pretende explorar as influências das socializações primária e secundária, bem como compreender o modo como a escola contribui para isso. A metodologia utilizada no artigo baseou-se em uma estratégia de pesquisa qualitativa através de entrevistas e análise de conteúdo. Foi realizada revisão de literatura e, também, seis entrevistas, por e-mail, com professoras da educação infantil. Ao considerar o resultado, percebe- se que fatores sociais, emocionais e cognitivos são aperfeiçoados com o convívio social. A partir do momento em que o bebê nasce, é importante que o processo de socialização não seja negligenciado ou desvalorizado, seja na primeira ou segunda socialização. O resultado da pesquisa indica o desenvolver de habilidades como: linguagem, motricidade e habilidades comportamentais. Além da influência que a socialização tem na cultura e em crenças. Concluiu-se que as experiências adquiridas iniciam no meio familiar e persistem no ambiente escolar, sendo esse, um espaço de possibilidades também para crianças tímidas. O ambiente escolar desenvolve o trabalho em equipe, a construção de identidade, habilidades socioafetivas, respeito, empatia, diversidade, culturas e valores. |