Abstract:
|
O artigo propõe uma reflexão sobre a música nas práticas docentes, no contexto das escolas de Educação Infantil. Para o embasamento teórico, realizamos revisão de literatura sobre a utilização da música na prática docente. Estudamos as concepções dos seguintes teóricos: Brito (2003); Cage (2013); Freire (2015) Jeandot (1990); Loureiro (2003); Penna (2014); Schlichta e Tavares (2013); Snyders (1997). Os objetivos do artigo são: conceituar o que é música; identificar as metodologias do ensino musical para a aprendizagem significativa da criança e compreender a música como facilitadora do processo sócio afetivo em sala de aula. O problema do estudo é: de que forma os docentes envolvidos com a Educação Infantil podem identificar alternativas que auxiliem a qualificação da utilização da música na prática docente? Como processo metodológico foi utilizado a entrevista semiestruturada, com sete docentes da rede municipal de Educação Infantil, da cidade de Veranópolis-RS. Acreditamos no trabalho do docente no desenvolvimento de ações que tenham por núcleo o envolvimento com a musicalidade nas escolas de Educação Infantil, ferramenta indispensável ao desenvolvimento pleno da criança. |