dc.contributor.advisor |
Citolin, Cristina Bohn |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Euzebio, Aliane Duarte Alves |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-22T14:56:58Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-22T14:56:58Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1095 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste estudo é compreender as contribuições dos livros infantis multiformato acessíveis e da mediação da leitura para potencializar o contato de crianças com a literatura. Justifica-se este trabalho pela importância do acesso à literatura infantil acessível e de qualidade por meio de livros multiformato, aos alunos com necessidades específicas. A metodologia utilizada foi qualitativa, compreendendo a aplicação de um questionário com professoras pesquisadoras do tema e uma entrevista realizada por meio de reunião virtual, gravada em vídeo. Os resultados demonstraram que o acesso à literatura às práticas de leitura são favorecidas, considerando a diversidade de necessidades dos alunos, através de livros multiformato. Também se destaca o papel dos mediadores da leitura, especialmente no contexto escolar, responsáveis por criar pontes, de modo que seus alunos sintam-se envolvidos pela literatura, promovendo maior socialização e aprendizado. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Livros |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoas com deficiência |
pt_BR |
dc.title |
Livros multiformato acessíveis e mediação de leitura : construindo pontes entre as crianças e a literatura infantil |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Pedagogia |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |