Abstract:
|
O presente artigo investiga como a Literatura Infantil é trabalhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como a prática pedagógica com o texto literário pode contribuir para desenvolver, nos educandos, o gosto pela leitura. A literatura infantil é de grande relevância para a formação de leitores críticos e reflexivos e deve ser incorporada na prática pedagógica desde o início da escolarização. Cabe ao educador reconhecer a realidade de seus alunos e conhecer os fundamentos teóricos da literatura infantil, as estratégias de ensino que abordem a obra literária enquanto forma de arte, trabalhando-a em sala de aula a fim de explorar todas as suas potencialidades. A metodologia de pesquisa empregada é um estudo de caso com uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada na Serra Gaúcha, em que foi aplicado um questionário à professora titular e realizada uma observação de aula. Os dados foram analisados qualitativamente à luz do referencial teórico construído. Os resultados revelam que, apesar de reconhecer a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança e desenvolver estratégias de ensino pertinentes, o trabalho com a literatura em sala de aula ainda não aborda a obra pelo seu valor artístico, deixando uma lacuna na formação de leitores críticos. |