Abstract:
|
O exercício da escrita e da leitura podem se constituir como potencializadores de saberes para quem o pratica, especialmente para os professores. Um exemplo desse exercício é a autoria de ?blogs, espaços tecnológicos que possibilitam a troca de conhecimentos. A pesquisa qualitativa se deu através do questionário feito com duas autoras de ?blogs e da narrativa da minha prática, também autora de ?blog ? . A partir desses instrumentos, construí categorias que possuem elementos que nortearam a análise. Este estudo objetivou analisar se a produção de ?blogs ? pode impulsionar a reflexão e o exercício da escrita sobre temas da educação. A partir de autores como Gutierrez (2003), Silva (2007) e das pesquisas realizadas e através das análises, concluímos que o?blog educacional é um espaço tecnológico relevante utilizado por educadores para compartilhar conhecimentos, que impulsiona a leitura, a construção de ideias e a prática da escrita, havendo, assim, uma troca de aprendizagem entre todos. Além disso, compreendemos conceitos de autoria de blog e as características desses espaços virtuais. |