Abstract:
|
O tema deste trabalho é: a afetividade no processo de ensino e aprendizagem das crianças da educação infantil. O objetivo geral foi compreender como se materializa pedagogicamente a relação da afetividade no processo de ensino e aprendizagem. Os objetivos específicos visam dialogar sobre as práticas pedagógicas caracterizadas como afetivas em sala de aula; reconhecer a literatura que trata da afetividade no contexto educativo e investigar como a afetividade entre a classe e professor relaciona-se com o processo do desenvolvimento integral dos alunos. Justifica-se este trabalho pela relevância de investir na relação de afetividade entre a criança e o professor enquanto geradora de motivação que auxilia a criança a desenvolver-se integralmente, sendo fundamental o papel do professor na construção do conhecimento da criança. A metodologia utilizada foi qualitativa, compreendendo uma revisão bibliográfica e a aplicação de um questionário com professoras acerca do tema do trabalho. Os resultados confirmaram que a afetividade contribui no processo de ensino e aprendizagem das crianças da educação infantil, apontando que o estímulo do professor e o olhar afetuoso estimulam a aprendizagem e melhoram o convívio e interatividade social destas crianças, tendo as emoções papel fundamental. |