Title: | Como ensinar inglês com poesia? alternativas para o ensino integrado de aspectos linguísticos e literários |
Author: | Cardoso, Diogo Chaves |
Abstract: |
A literatura deve ser explorada sempre que possível no ensino de língua estrangeira, e isso se deve a muitos fatores, sendo alguns deles: a possibilidade de descobrir novas formas de expressão; o pensamento crítico e autônomo; o autoconhecimento; e o desenvolvimento de habilidades de leitura e da competência literária. Este trabalho de pesquisa parte da necessidade de investigar o ensino de inglês como língua estrangeira e o uso da literatura nesse contexto, com o objetivo de desenvolver abordagens que sejam capazes de integrar aspectos linguísticos e literários. Inicialmente, foi possível perceber, a partir de levantamentos bibliográficos, que há uma certa variedade de propostas pedagógicas com alternativas para o uso da literatura como recurso didático para o ensino de inglês como língua estrangeira. Entretanto, ficou evidente a escassez de atividades capazes de ressaltar não só aspectos de natureza literária, mas também tópicos linguísticos, que são imprescindíveis nas aulas de língua inglesa. É comum que os itens linguísticos necessários para a compreensão do texto apareçam de forma indireta, como uma atividade separada, gerando um distanciamento do texto literário usado. Isso pode ser encontrado em práticas pedagógicas isoladas, porém, até o momento, não foram encontrados materiais que disponibilizem princípios capazes de guiar o trabalho de outros professores que tenham o interesse de usar a literatura em suas aulas, assim como existe para o ensino de leitura em língua estrangeira. Dessa forma, surgiu a necessidade de desenvolver materiais didáticos para o ensino de inglês com literatura, que não apenas permitissem a exploração de textos literários, mas que fossem provenientes de um levantamento prévio a respeito do uso da literatura nesse contexto e de princípios metodológicos que sustentem seu uso. Essa pesquisa proporciona subsídios teóricos e metodológicos que esclarecem muitas das questões que surgem na hora de usar a literatura para ensinar inglês, sendo muitas vezes considerada um tipo de texto “difícil” para os aprendizes. Essa forma de enxergar a literatura e de aplicá-la ao ensino de língua estrangeira começa com uma fundamentação teórica, com a descrição de princípios e estratégias para o ensino de inglês com literatura, e por fim, com planejamentos didáticos de língua inglesa, que contemplam a literatura como material didático. Literature should be explored whenever possible in foreign language teaching, and this is due to many factors, some of which are: the possibility of discovering new forms of expression; critical and autonomous thinking; self-knowledge; and the development of reading skills and literary competence. This research work is based on the need to investigate the teaching of English as a foreign language and the use of literature in this context, with the aim of developing approaches that are capable of integrating linguistic and literary aspects. Initially, it was possible to perceive, from bibliographical surveys, that there is a certain variety of pedagogical proposals regarding teaching English as a foreign language. However, the scarcity of activities capable of highlighting not only aspects of a literary nature, but also linguistic topics, which are essential in English language classes, was evident. It is common for the linguistic items necessary for understanding the text to appear indirectly, as a separate activity, or even introduced as a barrier that students must pass through before exploring the literature. This can be found in isolated pedagogical practices. However, we have not found any material that provides principles that can guide the work of other teachers who are interested in using literature in their classes, just as there is for teaching reading in a foreign language, for example. Thus, the need arose to develop teaching materials for teaching English with literature, which not only allowed the exploration of literary texts, but which came from a previous survey regarding the use of literature in this context and methodological principles that support its use. This research provides theoretical and methodological support that clarifies many of the issues that arise when using literature to teach English, which is often considered a “difficult” type of text for learners. This way of seeing literature and applying it to foreign language teaching begins with a theoretical foundation, with the description of principles and strategies for teaching English with literature, and finally, with English language didactic plans, which include literature as teaching material. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1060 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
1234567891060.pdf | 3.126Mb |
View/ |
Texto completo |