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O trabalho com oralidade em língua inglesa na sala de aula e o livro didático como inspiração para práticas orais

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Title: O trabalho com oralidade em língua inglesa na sala de aula e o livro didático como inspiração para práticas orais
Author: Chollet, Anna Tereza Rempel
Abstract: A presente pesquisa busca analisar informações quanto à prática de professores(as) de Língua Inglesa de Ensino Médio em escolas públicas de cidades da região do litoral norte gaúcho. Com base teórica em estudos que apontam lacunas presentes no processo de escolha por cursos de licenciatura (GATTI, 2019) e durante essa formação inicial (PAIVA, 2012), além de dificuldades no agir docente nas salas de aula atuais, busca-se compreender quais são esses fatores que geram tais dificuldades encontrando formas e atividades voltadas às habilidades orais e como/se o livro didático pode ser considerado um material para planejamento ou inspiração para o professor. Para isso, foi desenvolvido um questionário onde buscou-se, primeiramente, traçar um perfil dos(as) informantes, em um segundo e terceiro momento, questões sobre a utilização do livro didático de língua inglesa e a presença de atividades relacionadas às habilidades orais foram questionadas e os(as) informantes indicaram se fazem ou não o uso desse material e se realizam as atividades propostas nele. Essa pesquisa, de caráter exploratório (GIL, 2002; SELLTIZ, 1967) objetiva criar hipóteses com o intuito de tornar a questão de pesquisa mais clara e identificando nas respostas características que identificam na literatura fatores, crenças ou situações que interferem ou concorrem para a opção do uso do livro didático e realização de atividades que envolvam produção e compreensão oral, tornando essa pesquisa, também, um estudo bibliográfico (MARCONI, LAKATOS, 2003). Além disso, quanto a realização da coleta de dados, esse estudo se classifica como levantamento de campo (survey) (GIL, 2010), pois ocorre uma interrogação, por meio do questionário, aos participantes cujos comportamento e opinião sobre o assunto deseja-se conhecer. A análise discursiva textual (BRONCKART, MACHADO, 2007) busca pistas linguísticas encontradas nas respostas que nos dão informações quanto a realidade em que os informantes estão inseridos e como agem nas salas de aula, em momentos de interação - ou não - com seus estudantes. Os resultados parecem condizer com os fatos apontados na bibliografia estudada, uma vez que o uso de língua inglesa pelos(as) informantes acontece, mas com menor frequência do que é necessário; o livro didático não é considerado na maioria dos planejamentos e as habilidades orais são deixadas em segundo plano por não serem adequadas para o nível dos alunos. Com esses resultados, é apresentado, ao final desse trabalho, uma proposta didática que aborda habilidades orais para uma turma de Ensino Médio realizada em meu estágio, demonstrando que há possibilidades de utilizar o livro didático no planejamento e, ainda, contemplar as habilidades de compreensão e produção oral.This research seeks to analyze information regarding the practice of high school English language teachers in public schools in cities on the north coast of Rio Grande do Sul. Based on theoretical studies that point out gaps present in the process of choosing undergraduate courses (GATTI, 2019) and during this initial training (PAIVA, 2012), in addition to difficulties in teaching in current classrooms, we seek to understand which It is these factors that generate such difficulties in finding forms and activities aimed at oral skills and how/if the textbook can be considered material for planning or inspiration for the teacher. For this, a questionnaire was developed which sought, firstly, to draw a profile of the informants, in a second and third moment, questions about the use of the English language textbook and the presence of activities related to oral skills were were questioned and the informants indicated whether or not they use this material and whether they carry out the activities proposed in it. This research, of an exploratory nature (GIL, 2002; SELLTIZ, 1967), aims to create hypotheses with the aim of making the research question clearer and identifying in the responses characteristics that identify in the literature factors, beliefs or situations that interfere or compete with the option using the textbook and carrying out activities that involve oral production and comprehension, making this research also a bibliographic study (MARCONI, LAKATOS, 2003). Furthermore, regarding data collection, this study is classified as a field survey (GIL, 2010), as an interrogation occurs, through the questionnaire, to participants whose behavior and opinion on the subject is desired. to know. Discursive textual analysis (BRONCKART, MACHADO, 2007) searches for linguistic clues found in the answers that give us information about the reality in which the informants are inserted and how they act in the classroom, in moments of interaction - or not - with their students. The results seem to be consistent with the facts pointed out in the bibliography studied, since the use of English by the informants occurs, but less frequently than necessary; the textbook is not considered in most planning and oral skills are left in the background as they are not suitable for the students' level. With these results, at the end of this work, a didactic proposal is presented that addresses oral skills for a high school class held in my internship, demonstrating that there are possibilities of using the textbook in planning and also contemplating comprehension skills and oral production.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1058
Date: 2023


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