Title: | O pensamento computacional presente de forma intencional no planejamento do professor, atuante na educação infantil: uma metodologia de ensino apoiada nas diretrizes da BNCC |
Author: | Rodrigues, Graziele da Silva |
Abstract: |
As habilidades técnicas, cognitivas, sociais e emocionais necessárias para o aprendizado do século XXI são essenciais para a atuação dos estudantes no mundo contemporâneo. Nesse contexto, o ensino de Computação foi incluído na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, de forma transversal, permeando todas as etapas da Educação Básica, da Educação Infantil até o Ensino Médio, por meio do Parecer expedido pelo Conselho Nacional de Educação nº 2/2022. Diante o potencial do Pensamento Computacional no desenvolvimento de competências para apoiar a resolução de problemas, este foi escolhido como cerne na investigação dessa dissertação. Portanto, o objetivo principal dessa pesquisa compreende busca contribuir para o planejamento do professor, atuante na Educação Infantil, considerando a faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses de idade, ao incluir os pilares do CT de forma intencional, de acordo com as orientações da BNCC, propondo diretrizes metodológicas de ensino. Para a condução da pesquisa foi utilizada a abordagem epistemológica-metodológica de Design Science Research (DSR) que foi conduzida em três ciclos, em duas escolas participantes da pesquisa. Como resultados da presente investigação tem-se a criação de dois artefatos pedagógicos. O primeiro artefato, uma Sequência Didática (SD), contendo atividades plugadas e desplugadas, apoiada nos pilares do Pensamento Computacional para turmas de educação infantil, a qual foi aplicada com uma média de trinta e cinco alunos, de três turmas da Pré-escola II. Consequentemente, foi produzido conhecimento para elaborar o segundo artefato pedagógico denominado Diretrizes metodológicas de ensino - apoiadas no Pensamento Computacional, que possam servir não somente como uma estratégia a ser reproduzida, mas também que ajude os professores a planejarem suas aulas com outros grupos de estudantes, respeitando as especificidades presente em cada contexto educacional. Como resultados obtidos com essa pesquisa, tem-se: a produção e disponibilização de material pedagógico para auxiliar, facilitar e incentivar o professor a aplicar os pilares do Pensamento Computacional no contexto da Educação Infantil, por meio de diretrizes metodológicas que foram construídas a partir da elaboração e aplicação de uma Sequência Didática. A pesquisa resultou em uma experiência de aprendizagem positiva para os estudantes, uma vez que eles conseguiram se apropriar dos conhecimentos vinculados aos pilares do pensamento computacional. Com relação aos docentes, pode-se notar que eles perceberam o quanto o pensamento computacional pode ser aplicado no contexto da sala de aula, independentemente de usar atividades plugadas ou desplugadas. Além disso, as diretrizes metodológicas de ensino e o modelo de sequência didática, podem auxiliar os docentes a replicar ou criar suas próprias atividades apoiadas nos pilares do Pensamento Computacional. Technical, cognitive, social and emotional skills necessary for 21st century learning skills are essential for students in the contemporary world. In this context, the teaching of Computing was included in the Brazilian National Common Curricular Base in a transversal way, permeating all stages of Basic Education, from Early Childhood Education to High School, through the rules issued by the National Education Council nº 2/2022. Given the potential of Computational Thinking in developing skills to support problem solving, it was chosen as the core of the research in this dissertation. Therefore, the main objective of this research is to contribute in aiding teachers that work in kindergarten to include the pillars of Computational Thinking in an intentional way, in accordance with the BNCC guidelines, with the proposal of teaching methodological guidelines. To conduct the research, the epistemologicalmethodological approach chosen was the Design Science Research (DSR), which was conducted in three cycles, in two participating schools in the research. As a result of this investigation, two pedagogical artifacts were created. The first artifact, a Didactic Sequence (SD), containing plugged and unplugged activities, supported by the pillars of Computational Thinking for early childhood education classes, was applied to an average of thirty-five students, from three Pre-School II classes. Consequently, knowledge was produced to develop the second pedagogical artifact called Teaching Methodological Guidelines - supported by Computational Thinking, which can serve not only as a strategy to be reproduced, but also to help teachers plan their own activities with other groups of students, respecting the specificities present in each educational context. The results obtained from this research include: the production and availability of pedagogical material to assist, facilitate and encourage teachers to apply the pillars of Computational Thinking in the context of Early Childhood Education, through methodological guidelines that were constructed from the preparation and application of a Didactic Sequence. The research resulted in a positive learning experience for the students, as they were able to acquire knowledge linked to the pillars of computational thinking. Regarding teachers, it can be noted that they realized how much computational thinking can be applied in the classroom context, regardless of whether they use plugged or unplugged activities. Furthermore, the teaching methodological guidelines and the didactic sequence model can help teachers to replicate or create their own activities based on the pillars of Computational Thinking. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1057 |
Date: | 2023 |
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1234567891057.pdf | 2.924Mb |
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