Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Gestão educacional e tecnologias digitais: novos rumos e desafios, ações e perspectivas de gestores educacionais em escolas públicas de Porto Alegre/RS

Show full item record

Title: Gestão educacional e tecnologias digitais: novos rumos e desafios, ações e perspectivas de gestores educacionais em escolas públicas de Porto Alegre/RS
Author: Matos, Ana Joceli da Silva de
Abstract: O presente trabalho de pesquisa resulta em uma abordagem sobre a Gestão Educacional e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no âmbito da rede pública de ensino. Essa pesquisa tinha como objetivo geral: “Verificar como os gestores escolares participantes de processos de formação continuada contribuem para o desenvolvimento de projetos de promoção da cultura digital nas suas Instituições de ensino das redes pública estadual e municipal em Porto Alegre/RS”. Utilizou-se de metodologia de pesquisa-ação, a abordagem da pesquisa é qualitativa, a investigação é de caráter exploratório. Os sujeitos da pesquisa eram três gestores educacionais atuantes nas escolas das redes pública estadual e municipal de Porto Alegre/RS, participantes do curso de extensão: “Cultura Digital: intervenções na realidade da gestão de processos educacionais", realizado no IFRS - Campus Porto Alegre/RS. A coleta de dados desta pesquisa foi realizada no âmbito do curso de extensão e nas escolas públicas, sendo confrontados sob a perspectiva de dois eixos: Letramento Digital/Formação Continuada, Necessidades/demandas dos gestores escolares. Essas categorias analíticas foram escolhidas previamente a partir de estudos da pesquisa e contribuíram significativamente para a realização da análise de conteúdo. Concluiu-se com base nos dados analisados, a necessidade de investimento em políticas públicas de fomento visando a formação continuada de gestores escolares para a promoção da cultura digital e a implementação das TDICs no contexto educacional das redes pública estadual e municipal. É fundamental destacar que a pesquisa forneceu subsídios para a criação do produto educacional, um guia digital: “Inovação Tecnológica na Gestão Educacional” que apresenta informações relevantes sobre Tecnologias Digitais e Gestão Escolar e que tem como finalidade contribuir com a formação continuada de gestores escolares.This research work results in an approach to Educational Management and Digital Information and Communication Technologies within the public education network. This research had the general objective: “To verify how school managers participating in continuing education processes contribute to the development of projects to promote digital culture in their educational institutions in state and municipal public networks in Porto Alegre/RS”. Action research methodology was used, the research approach is qualitative, the investigation is exploratory in nature. The research subjects were three educational managers working in state and municipal public schools in Porto Alegre/RS, participants in the extension course: “Digital Culture: interventions in the reality of educational process management”, held at IFRS - Campus Porto Alegre /RS. Data collection for this research was carried out within the scope of the extension course and in public schools, being compared from the perspective of two axes: Digital Literacy/Continuing Training, Needs/demands of school managers. These analytical categories were chosen previously based on research studies and contributed significantly to the content analysis. Based on the data analyzed, it was concluded that there is a need for investment in public promotion policies aimed at the continued training of school managers to promote digital culture and implementation of TDICs in the educational context of state and municipal public networks. It is essential to highlight that the research provided subsidies for the creation of the educational product, a digital guide: “Technological Innovation in Educational Management” which presents relevant information about Digital Technologies and School Management and which aims to contribute to the continued training of school managers.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1054
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891054.pdf 46.91Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account