A literatura como instrumento de formação crítico-reflexiva no ensino médio: uma leitura possível da obra Capitães da Areia, de Jorge Amado
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Alves, Karina Feltes |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Duz, Jhenifer |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-11-03T23:25:21Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-11-03T23:25:21Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/930 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esse trabalho considera a necessidade de uma prática docente crítico-reflexiva e significativa com a literatura no Ensino Médio. A partir do questionamento de como a abordagem escolar de Capitães da Areia, de Jorge Amado, pode favorecer o desenvolvimento da proficiência leitora dos alunos, propõe-se uma reflexão sobre a importância da literatura e um roteiro de leitura sobre a obra. Para pensar as relações entre escola, leitura e literatura, adota-se a perspectiva teórica de Antonio Candido, Regina Zilbermann, Juracy Assmann Saraiva e Vincent Jouve, entre outros pesquisadores da área. A elaboração das atividades do roteiro de leitura demonstra a complexidade do processo de ensino e exige que o professor se posicione, ao lado do aluno, como leitor. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work considers the need for a critical-reflective and significant teaching practice with the literature in high school. Based on the question of how the school approach of Capitães de Areia, by Jorge Amado, can favor the development of students' reading proficiency, it was proposed a reflection on the importance of literature and a reading guide about the novel. In order to think about the relationship between school, reading and literature, the theoretical perspective of Antonio Candido, Regina Zilbermann, Juracy Assmann Saraiva and Vincent Jouve, among other researchers in the area, is adopted. The elaboration of the reading guide activities demonstrates the complexity of the teaching process and requires the teacher to position himself, alongside the student, as a reader. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Linguagem e línguas |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.title |
A literatura como instrumento de formação crítico-reflexiva no ensino médio: uma leitura possível da obra Capitães da Areia, de Jorge Amado |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2021 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account