Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A literatura como instrumento de formação crítico-reflexiva no ensino médio: uma leitura possível da obra Capitães da Areia, de Jorge Amado

Show simple item record

dc.contributor.advisor Alves, Karina Feltes pt_BR
dc.contributor.author Duz, Jhenifer pt_BR
dc.date.accessioned 2023-11-03T23:25:21Z pt_BR
dc.date.available 2023-11-03T23:25:21Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/930 pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho considera a necessidade de uma prática docente crítico-reflexiva e significativa com a literatura no Ensino Médio. A partir do questionamento de como a abordagem escolar de Capitães da Areia, de Jorge Amado, pode favorecer o desenvolvimento da proficiência leitora dos alunos, propõe-se uma reflexão sobre a importância da literatura e um roteiro de leitura sobre a obra. Para pensar as relações entre escola, leitura e literatura, adota-se a perspectiva teórica de Antonio Candido, Regina Zilbermann, Juracy Assmann Saraiva e Vincent Jouve, entre outros pesquisadores da área. A elaboração das atividades do roteiro de leitura demonstra a complexidade do processo de ensino e exige que o professor se posicione, ao lado do aluno, como leitor. pt_BR
dc.description.abstract This work considers the need for a critical-reflective and significant teaching practice with the literature in high school. Based on the question of how the school approach of Capitães de Areia, by Jorge Amado, can favor the development of students' reading proficiency, it was proposed a reflection on the importance of literature and a reading guide about the novel. In order to think about the relationship between school, reading and literature, the theoretical perspective of Antonio Candido, Regina Zilbermann, Juracy Assmann Saraiva and Vincent Jouve, among other researchers in the area, is adopted. The elaboration of the reading guide activities demonstrates the complexity of the teaching process and requires the teacher to position himself, alongside the student, as a reader. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Linguagem e línguas pt_BR
dc.subject Literatura - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title A literatura como instrumento de formação crítico-reflexiva no ensino médio: uma leitura possível da obra Capitães da Areia, de Jorge Amado pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2021 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Letras Português e Inglês pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789930.pdf 413.7Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account