Machado de Assis na escola: as perspectivas do aluno e do professor
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Alves, Izandra |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Leme, Ariadine Faria |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-11-03T19:55:29Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-11-03T19:55:29Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/927 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esse Trabalho de Conclusão de Curso visa a apresentação de dados e reflexões sobre o olhar do aluno e a perspectiva do professor acerca da utilização de leituras de textos clássicos em sala de aula, em especial os de Machado de Assis. A escolha do autor não foi em vão, já que se trata de um dos escritores que representam o cânone da literatura brasileira. Os dados levantados para esse trabalho foram recolhidos por meio de um questionário on-line com a participação de 12 alunos e 12 professores. Os participantes vivenciam experiências nas seguintes etapas de
ensino: anos finais do Ensino Fundamental e três anos do Ensino Médio. As teorias utilizadas para discutir os achados da pesquisa vêm, em grande parte, dos estudiosos Magda Soares, que aborda a escolarização da literatura, e Antonio Candido, que defende a democratização da literatura. Essas teorias são cruzadas com os dados obtidos pelas respostas aos questionários e promovem uma reflexão acerca da utilização dos clássicos no ambiente escolar. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This term paper aims to present data and reflections about students’ view and teachers’ perspective about using Brazilian classic writers in class, especially the texts of the writer
Machado de Assis. The choice of the author was not in vain, since he is one of the writers who represent the canon of Brazilian literature. An online questionnaire with 12 students and 12
teachers collected the research data. Participants had experience in the following education levels: final years of primary education, and the three years of high school. The main
theoreticians used to discuss the findings are Magda Soares, which debates literature teaching
in schools, and Antonio Candido, a defender of literature democratization. Their theories are
interweaved with the questionnaires’ answer to promote a reflection about the use of classic texts in school. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Linguagem e línguas |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura brasileira |
pt_BR |
dc.title |
Machado de Assis na escola: as perspectivas do aluno e do professor |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2021 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account