dc.description.abstract |
A aula de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental possui muitas perspectivas teóricas possíveis e diversas nuances pedagógicas necessárias, especialmente na escola pública. O presente trabalho buscou melhor compreender o contexto educacional multifacetado de um aluno com Síndrome de Down inserido em uma escola regular pública, em uma turma de 9o ano, particularmente na disciplina de Língua Portuguesa. Desse modo, o objetivo principal foi investigar e analisar como se dá a aprendizagem de um sujeito com Síndrome de Down (SD) nas aulas de Língua Portuguesa, em uma escola do Vale do Caí, no âmbito das séries finais do Ensino Fundamental. A justificativa se deve à necessidade de contribuir para o ensino de Língua Portuguesa, propondo estratégias didático-pedagógicas mais inclusivas, as quais possibilitem uma maior interação de alunos com Síndrome de Down no ambiente escolar, para que tenham a oportunidade de desenvolver suas potencialidades linguísticas, considerando suas necessidades específicas. Para este estudo de caso, de cunho qualitativo, primeiramente foram realizadas observações in loco de aulas de Língua Portuguesa na turma do aluno com SD, utilizando-se uma ficha de observação elaborada especificamente para este estudo. Em uma segunda etapa, foram elaborados dois roteiros diferentes de perguntas e suas respectivas motivações para, então, realizar-se entrevistas semiestruturadas com a professora de Língua Portuguesa e com a monitora do aluno. Em seguida, foram analisadas as transcrições dessas entrevistas, à luz do arcabouço teórico e de diretrizes educacionais vigentes. Os resultados demonstraram a importância de se ter estratégias didático-pedagógicas que atendam à turma como um todo, mas que também sejam planejadas atividades voltadas para os interesses e as peculiaridades do sujeito com SD. Além disso, verificou-se que a inclusão desse aluno não ocorre somente através do trabalho da professora de Língua Portuguesa e da monitora. Desse modo, a partir dos resultados obtidos, foram elaboradas estratégias docentes com fins didático-pedagógicos, que podem ser empregadas e/ou adaptadas por professores de Língua Portuguesa para alunos com o diagnóstico de SD. Conclui-se que esses resultados estão relacionados ao desenvolvimento das potencialidades e necessidades de alunos com SD, com o objetivo de tornar o ensino-aprendizado de Língua Portuguesa mais significativo, além de contribuir para sua inclusão, possibilitando-lhes desenvolver sua autonomia não somente no contexto escolar, mas também no contexto social, através da inclusão desses sujeitos na sociedade letrada. |
pt_BR |