O slam dentro da escola: a batalha das palavras que desafiam o sistema
Show full item record
Title:
|
O slam dentro da escola: a batalha das palavras que desafiam o sistema |
Author:
|
Souza, Bruna Nathália Salermo
|
Abstract:
|
O slam poetry, ou simplesmente slam, tem se apresentado como uma das mais democráticas práticas de poesia no mundo. Nesses pouco mais de 30 anos de existência, o slam se revelou um local propício para as manifestações culturais mais variadas, em que todas as mudanças sociais, políticas e artísticas encontram local para livre expressão. Nem sempre é possível transformar essas experiências em dados estatísticos e números, muitas vezes sendo possível captar essas manifestações somente através de registros narrados ou mesmo performances. O slam possui temáticas ligadas aos aspectos urbanos, através da oralidade e da escrita, uma vez que toda apresentação deve ser primeiramente organizada e, para cada momento da competição, é necessário que haja um texto diferente. A partir dessa manifestação tão urbana e plural, nos propomos a conceituar e discutir esse gênero discursivo/poético/textual, a discorrer sobre a relação entre a leitura escolarizada e o afastamento juvenil dessa área e discutir meios para que o slam ocorra nas escolas de forma a possibilitar que jovens encontrem nessa prática um espaço de protagonismo, de (re)descobertas e expressão da própria subjetividade. |
URI:
|
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/923
|
Date:
|
2019 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account