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Analfabetismo e letramento: a realidade de sujeitos analfabetos na cidade de Feliz/RS

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Title: Analfabetismo e letramento: a realidade de sujeitos analfabetos na cidade de Feliz/RS
Author: Arenhardt, Flavia
Abstract: Esta pesquisa apresenta reflexões sobre os processos de alfabetização e letramento na cidade de Feliz/RS. Apesar de serem processos distintos, caminham juntos desde o início da trajetória escolar das pessoas, conforme aponta Soares (1998). Na mesma linha de pensamento, para Freire (2001), desde pequenos aprendemos a entender o mundo que nos rodeia e, mesmo antes de aprendermos a ler e a escrever, já estamos lendo esse mundo. No Brasil, há, ainda, um grande número de analfabetos. Os sujeitos analfabetos adultos, no entanto, são letrados, pois vivenciam o mundo por meio da mediação de pessoas alfabetizadas e realizam a prática da leitura através da audição. Pessoas analfabetas, conforme entendemos, são aquelas que não possuem a habilidade de decodificar palavras; já pessoas alfabetizadas tiveram essa habilidade desenvolvida no ambiente familiar e escolar. Tendo em vista que letramento envolve fazer parte das práticas sociais escritas de uma sociedade letrada, neste trabalho, buscamos compreender as trajetórias de vida de pessoas analfabetas ou em processo de alfabetização, moradores da cidade de Feliz/RS, a cidade com o menor índice de analfabetismo do Brasil. Para isso, entrevistamos quatro sujeitos moradores da cidade, analfabetos ou em processo de alfabetização. Foram realizadas entrevistas orais, gravadas e transcritas posteriormente para análise. A análise foi feita a partir dos seguintes eixos: Condição Pessoal e Familiar, Trajetória Escolar, Percepções com Relação aos Estudos, Dificuldades e Estratégias no Mundo Letrado, Percepções sobre Ser Analfabeto. Como conclusões do estudo desenvolvido nesta pesquisa, para além de histórias de vida de superação, encontramos pessoas analfabetas que desenvolveram suas próprias estratégias para lidar com os desafios de viver em uma comunidade que desenvolve boa parte de suas práticas sociais pela escrita.This research presents reflections on illiteracy and literacy processes in the city of Feliz/RS. Despite being distinct processes, they are developed together since the beginning of people's school career, as Soares (1998) points out. In the same way, Freire (2001) points out that since childhood we learn to understand and read the world around us, even before we learn to read and write we are reading this world. In Brazil, there are still a large number of illiterates. Adult illiterate subjects, however, are literate because they experience the world through the mediation of literate people and perform reading through hearing. Illiterate people, as we understand, are those who lack the ability to decode words. On the other hand, literate people had this skill developed in the family and school environment. Considering that literacy involves being part of the written social practices of a literate society, in this paper we seek to understand the life trajectories of illiterate people living in the city of Feliz/RS, the city with the lowest illiteracy in Brazil. In order to do that, we interviewed four subjects, illiterate or in the process of literacy. Oral interviews were recorded and later were transcribed for analysis. The analysis was based on the following axes: Personal and Family Condition, School Trajectory, Perceptions Regarding Studies, Difficulties and Strategies in the Literate World, Perceptions about Being Illiterate. As conclusions from the study developed in this research, in addition to overcoming life stories, we found that illiterate people have developed their own strategies for dealing with the challenges of living in a community that develops much of their social practices through writing.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/914
Date: 2019


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