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O preconceito linguístico presente na fala da youtuber Marcela Tavares

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dc.contributor.advisor Pereira, Cristiano da Silveira pt_BR
dc.contributor.author Onzi, Renata Sabrina pt_BR
dc.date.accessioned 2023-10-20T23:17:19Z pt_BR
dc.date.available 2023-10-20T23:17:19Z pt_BR
dc.date.issued 2018 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/885 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso reflete sobre o preconceito linguístico presente nos vídeos da atriz e youtuber Marcela Tavares, intitulados “Não seja Burro”, nos quais ela propõe-se a ensinar as pessoas a “falar e escrever melhor”, rotulando quem tem o “falar incorreto” ou comete erros gramaticais como pessoas “burras e com problemas”. Nesse sentido, embasei-me principalmente nos estudos de Marcos Bagno (2015), Willian Labov (2008) e Bortoni-Ricardo (2004), os quais são referência no campo de estudos da Sociolinguística e do preconceito linguístico. Dessa forma, foi realizada, inicialmente, a revisão de literatura sobre variedade, mudança e preconceito linguístico, relacionados ao ensino de língua portuguesa nas salas de aula de nosso país. Após isso, realizou-se a transcrição e a análise dos vídeos, nos quais se comprova o preconceito linguístico praticado por Marcela, representados na forma de intolerância e de preconceito com aqueles que, segundo ela, falam e escrevem “errado”. pt_BR
dc.description.abstract This study aims to reflect on the linguistic prejudice expressed through Marcela Tavares’s videos, who is an actress and youtuber. The videos are entitled "Do not be dumb”, in which she proposes to teach people to "speak and write better" and also she labels who "speaks wrongly” or make grammatical mistakes as "dumb and troubled people". Therefore, this research is mainly based on studies from Marcos Bagno (2015), Willian Labov (2008) and Bortoni-Ricardo (2004), authors from Sociolinguistic and Linguistic Prejudice fields. Thus, as a first step, the literature review on linguistic variety, change and prejudice related to Portuguese teaching in Brazilian classrooms was carried out. After that, Marcela’s videos were transcribed and the data were analyzed. Results show that linguistic prejudice was practiced by Marcela, represented as intolerance and discrimination in relation to those who, according to her, speak and write "wrongly". en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Linguagem e línguas pt_BR
dc.subject Sociolinguística pt_BR
dc.title O preconceito linguístico presente na fala da youtuber Marcela Tavares pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2018 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Letras Português e Inglês pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR


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