dc.contributor.advisor |
Antich, Andréia Veridiana |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Luft, Larissa |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-10-20T23:17:19Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-10-20T23:17:19Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/882 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa se propôs a analisar as repercussões da trajetória profissional na construção da identidade das professoras de Língua Portuguesa do município de Bom Princípio. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, ao passo que a análise se pauta em um instrumento para levantamento de dados, que foi a entrevista semiestruturada. Dessa forma, os dados coletados foram analisados a partir de princípios da Análise de Conteúdos, com base no referencial teórico que iluminou as reflexões sobre a identidade, a formação de professores e os saberes docente, fundamentalmente baseado em autores como: Nóvoa (1992,1995,2001), Marcelo Garcia (1995), Rios (2011), Cunha (1997), Tardif (1991, 2000, 2002) Pimenta (1997, 2005) Moreira e Candau (2008), sem detrimento de outras contribuições. O estudo em questão apontou que a identidade dessas professoras pode ser entendida como um processo de metamorfose, pois está em constante construção e ressignificação ao ser engendrado ao longo de sua trajetória docente. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present research aimed to analyze the repercussions of the professional trajectory in
the construction of the identity of the Portuguese Language teachers of the city of Bom
Princípio. The study was characterized as a qualitative research, and the instrument for data
collection was the semi-structured interview. The data collected were analyzed based on
the principles of Content Analysis. The theoretical framework that illuminated the
reflections on identity, teacher training and teacher knowledge was fundamentally based
on authors such as: Nóvoa (1992,1995, 2001), Marcelo Garcia (1995), Rios (2011), Cunha
(1997), Tardif (1991, 2000, 2002) Pimenta (1997, 2005) Moreira and Candau (2008),
without detriment of other contributions. The study in question pointed out that the identity
of these teachers can be understood as a process of metamorphosis since it is in constant
construction and re-signification to be generated throughout its teaching trajectory. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Linguagem e línguas |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de português - Formação |
pt_BR |
dc.title |
Trajetórias docentes e sua repercussão na construção da identidade do professor de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |