dc.contributor.advisor |
Procasko, Josiane Carolina Soares Ramos |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Borges, Karen Selbach |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rodrigues, Greyce da Silva |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-08-18T15:42:20Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/403 |
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dc.description.abstract |
Atualmente, muitas escolas não contemplam horários de planejamento dentro da carga horária docente como determina a Lei Federal Nº 11.738/2008. À vista disso, as turmas que possuem docência compartilhada, sem o tempo de um terço da jornada dos professores destinada para dialogarem e construírem juntos as avaliações dos alunos, têm a qualidade da educação ofertada potencialmente prejudicada. A partir desses anseios, foi eleita como questão norteadora desta investigação a seguinte: Como o uso das (TDs) pode contribuir com a gestão pedagógica de tempos e espaços para fomentar a construção coletiva dos processos educacionais? Nesse contexto, duas expectativas foram elaboradas: as tecnologias digitais podem facilitar a promoção e a conexão entre os saberes docentes de modo que se complementem e se ampliem através de contextos colaborativos; as práticas institucionais da equipe diretiva e pedagógica, bem como dos sistemas de ensino quanto à organização de tempos e espaços, influenciam na construção e execução dos processos pedagógicos. Dessa forma, foi traçado o objetivo principal: investigar a forma como as TDs podem auxiliar para minimizar as lacunas desta situação. A metodologia de investigação buscou aporte na abordagem qualitativa e os procedimentos aplicados foram pesquisa documental, bibliográfica, observação participante, questionário e pesquisa ação com o grupo de uma escola municipal de Educação Infantil de Gravataí/RS. Estes procedimentos foram divididos em três etapas: análise documental, estudo prévio e implementação do projeto piloto de criação de uma Comunidade de Prática Virtual (COPV). A última etapa foi desenvolvida com 29 profissionais, entre professores e equipe diretiva, que manifestaram interesse. Os resultados apontaram que as COPVs possibilitam o engajamento de sujeitos em prol de uma temática de interesse comum, assim como ampliam as possibilidades quanto ao uso das TDs em suas experiências cotidianas. Com base no percurso realizado conclui-se que a primeira expectativa foi confirmada parcialmente. Pois, o uso das TDs pode facilitar o trabalho docente para aqueles que já possuem um nível de familiaridade com seus recursos. A segunda expectativa foi confirmada, como visto na análise dos documentos legais. Foram encontradas dificuldades no processo investigativo com relação a insuficiência de tempo para o amadurecimento da comunidade; e falta de domínio de algumas TDs utilizadas pelos participantes. Como benefícios, salienta-se que esta produção contribuiu com o processo de Educação digital da escola. Houve mudança da prática analógica para a digital por parte de alguns professores e isso auxiliou nas construções colaborativas, tornando o processo avaliativo mais próximo do que orienta o Projeto Político Pedagógico da instituição e, principalmente, por ter iniciado movimentos de discussão e prática sobre as ferramentas do Google e do WhatsApp, os mesmos recursos que a escola utilizou, posteriormente, para efetivar o ensino remoto no ano de 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Currently, many schools do not include planning hours within the teaching hours as determined by Federal Law No. 11,738/2008. Therefore, the classes that have shared teaching, without the time of a third of the teachers’ journeys destined to dialogue and build the students' assessments together, have the quality of the education offered potentially impaired. Considering this context, the following question was chosen as guiding for this investigation: How does the pedagogical management of times and spaces occur for the collective construction of educational processes in view of the demands associated with the insertion of digital technologies (DTs) in the school context?. In this context, two expectations were developed: digital technologies can facilitate the promotion and connection between teachers' knowledge, in a way that they complement and expand through collaborative contexts; the institutional practices of the management and pedagogical team, as well as education systems regarding the organization of times and spaces, influence the construction and execution of pedagogical processes. In this way, the main objective is to investigate how TDs can help to minimize gaps in this situation. The research methodology sought contribution in the qualitative approach and the applied procedures were documental, bibliographic research, participant observation, questionnaire and Action Research with a group of teachers from a Municipal School for Early Childhood education from Gravataí/RS. These procedures were divided in three stages: document analysis, preliminary study and implementation of the pilot project of creating a Virtual Community of Practice (COPV). The last step was developed with 29 professionals, including teachers and management team, who expressed interest. The results showed that COPVs enable the engagement of subjects in favor of a theme of common interest, as well as expanding the possibilities regarding the use of TDs in their daily experiences. Based on the route taken, it is concluded that the first expectation was partially confirmed. Because, the use of TDs can facilitate the teaching work for those who already have a level of familiarity with its resources. The second expectation was confirmed, as seen in the analysis of the legal documents. Difficulties were found in the investigative process in relation to insufficient time for the community to mature; and lack of mastery of some TDs used by the participants. About the benefits, it pointed that this production contributed to the digital education process of the school. There was a change from analogue practice to digital by some teachers and this helped in the collaborative constructions, making the evaluation process closer than guides the institution's Pedagogical Political Project and mainly because it started movements of discussion and practice about Google tools and the WhatsApp, the same resources that the school later used to carry out remote education in 2020. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.title |
Gestão pedagógica escolar apoiada no uso de tecnologias digitais: o caso de uma escola de educação infantil municipal em Gravataí/RS |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado |
pt_BR |
dc.degree.date |
2020 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |