Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Fortalecimento da competitividade na viticultura familiar orgânica: um estudo estratégico

Show full item record

Title: Fortalecimento da competitividade na viticultura familiar orgânica: um estudo estratégico
Author: Suliani, Carla Rodrigues Dal Prá
Abstract: Em um contexto de crescente competitividade e margens de lucro cada vez mais reduzidas, agricultores familiares são desafiados a buscar estratégias para garantir inserção de seus produtos no mercado, bem como diferenciação para obter vantagens competitivas, além da busca constante para conquistar novos mercados ampliando sua área de atuação. Desta forma, este Trabalho de Conclusão explora o universo teórico da Administração Estratégica aplicado ao contexto da agricultura familiar, especificamente viticultura familiar, para analisar potencialidades passíveis de contribuir com a realidade dos negócios dos agricultores. Enquanto problema de pesquisa buscou-se entender: Quais principais dificuldades em relação aos mercados enfrentadas por agricultores viticultores familiares orgânicos para ganhos em vantagem competitiva e ampliação de renda? O objetivo geral do projeto é: Reconhecer as dificuldades e potencialidades do contexto dos viticultores familiares orgânicos frente ao mercado, a fim de contribuir na melhoria de competitividade. De modo específico se objetiva: (I)Identificar e compreender as estratégias utilizadas atualmente pelos viticultores familiares orgânicos para atuação nos mercados; (II)Diagnosticar os principais desafios que afetam a competitividade dos viticultores familiares orgânicos usando a metodologia das Cinco Forças de Porter;(III)Propor estratégias de ações práticas para melhorar a competitividade dos viticultores familiares orgânicos, culminando na proposição de um artefato útil em diversos contextos. Para essa pesquisa foi selecionado um caso específico de estudo: a Aproces - Associação dos Produtores Orgânicos de Campestre da Serra e São Marcos. Este estudo é um esforço de pesquisa qualitativa e para o alcance dos objetivos utilizou-se as técnicas, a saber: revisão sistemática de literatura, estudo de caso múltiplo, e a metodologia para sensibilização ao problema e ideação de soluções Design Science Research. Foram realizadas entrevistas em profundidade e presenciais com a totalidade (cinco) dos agricultores participantes do Grupo Aproces e cinco especialistas. As entrevistas foram gravadas e transcritas e analisadas a partir das categorias de análise de acordo com o método de análise de conteúdo de Bardin. Como resultados identificou-se que o grupo está imerso em um ambiente competitivo equilibrado onde inexiste concorrentes que se destacam. Acerca dos compradores os viticultores possuem certo controle sobre a ameaça por fornecerem produto de qualidade superior reconhecida. Sobre os fornecedores percebe-se vulnerabilidades dos produtores em função dos baixos volumes adquiridos e da concentração de mercado. O grupo possui vantagem de pioneirismo frente aos novos entrantes, no entanto, não protege seus conhecimentos e descobertas, além de estar imerso em um ambiente de fomento à inclusão produtiva, a qual favorece o grupo além de novos potenciais ingressantes. Por fim, não se identifica no grupo a percepção de vulnerabilidade frente a potenciais substitutos. Com essas informações foi elaborado um artefato útil ao grupo e aos demais viticultores do setor: uma cartilha dinâmica de introdução ao pensamento estratégico. Portanto, este trabalho valida a utilização da teoria das Cinco Forças Competitivas de Porter para o reconhecimento do contexto concorrencial, avaliação da força de compradores e fornecedores, reconhecimento das vulnerabilidades que favorecem novos ingressantes no mercado, assim como, percepção dos produtos potenciais de substituição das uvas comercializadas atualmente. Conclui-se que a Gestão Estratégica contribui para o contexto pesquisado, desta forma uma metodologia para aplicação dele favorece o ganho em vantagem competitiva.In a context of increasing competitiveness and increasingly reduced profit margins, family farmers are challenged to seek strategies to ensure insertion of their products in the market, as well as differentiation to obtain competitive advantages, in addition to the constant search to conquer new markets by expanding their area. of performance. In this way, this Conclusion Paper explores the theoretical universe of Strategic Administration applied to the context of family farming, specifically family viticulture, to analyze potential that can contribute to the reality of farmers' businesses. As a research problem, we sought to understand: What are the main difficulties in relation to the markets faced by organic family wine growers to gain competitive advantage and increase income? The general objective of the project is: Recognize the difficulties and potentialities of the context of organic family winegrowers in the market, in order to contribute to improving competitiveness. Specifically, the objective is to: (I) Identify and understand the strategies currently used by organic family winegrowers to operate in the markets; (II) Diagnose the main challenges that affect the competitiveness of organic family winegrowers using Porter's Five Forces methodology; (III) Propose practical action strategies to improve the competitiveness of organic family winegrowers, culminating in the proposition of an artifact useful in several contexts. For this research, a specific case study was selected: Aproces - Association of Organic Producers of Campestre da Serra and São Marcos. This study is a qualitative research effort and to achieve the objectives, techniques were used, namely: systematic literature review, multiple case study, and the methodology for raising awareness of the problem and ideating Design Science Research solutions. In-depth, face-to-face interviews were carried out with all (five) farmers participating in the Aproces Group and five experts. The interviews were recorded and transcribed and analyzed based on the analysis categories according to Bardin's content analysis method. As a result, it was identified that the group is immersed in a balanced competitive environment where there are no competitors that stand out. Regarding buyers, winegrowers have some control over the threat by providing a product of recognized superior quality. Regarding suppliers, producers' vulnerabilities can be seen due to the low volumes purchased and market concentration. The group has a pioneering advantage over new entrants, however, it does not protect its knowledge and discoveries, in addition to being immersed in an environment that promotes productive inclusion, which favors the group in addition to new potential entrants. Finally, the group does not identify a perception of vulnerability in the face of potential substitutes. With this information, a useful artifact was created for the group and other winegrowers in the sector: a dynamic primer introducing strategic thinking. Therefore, this work validates the use of Porter's Five Competitive Forces theory to recognize the competitive context, evaluate the strength of buyers and suppliers, recognize the vulnerabilities that favor new entrants in the market, as well as, perceive potential products to replace existing ones. grapes currently sold. It is concluded that Strategic Management contributes to the researched context, thus a methodology for applying it favors the gain in competitive advantage.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1456
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789/1456.pdf 12.87Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account