Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Vamos conversar sobre a morte na educação?

Show full item record

Title: Vamos conversar sobre a morte na educação?
Author: Moraes, Ivete Iara Goes de
Abstract: O texto desta pesquisa foi estruturado inicialmente pela relevância desta pesquisa para a vida que habita o mundo onde se ensina e se aprende no universo escolar do ensino médio em meio pós-pandêmico e, permeado pela invasão da violência social no ambiente escolar, por intempéries climáticas nos locais habitados pela escola, em lugares que põem em evidência um profissional em específico: o professor. Este é o sujeito que orienta nossa escrita, nossos objetivos e a problemática evidenciada nesta pesquisa onde, de acordo com este intuito, estruturamos todo o embasamento teórico de revisão sistemática direcionada pela temática da morte e do morrer. É importante salientarmos que todo o percurso metodológico foi pautado pela linha qualitativa e por um olhar fenomenológico de investigação, através da análise, reflexão e interpretação de diálogos realizados em entrevistas junto aos professores participantes. O objetivo principal foi de verificar, do ponto de vista de professores do ensino médio de duas escolas da rede pública de Porto Alegre a relevância de incluir a morte e suas temáticas, inclusive da violência escolar, nas diferentes disciplinas do currículo escolar de forma transversal, humanizada, natural e que promova um conhecimento útil para a vida. Além disso, nossa proposta final e devolutiva de pesquisa foi construir como produto final do Mestrado um e-book intitulado Thanathos no intuito de disponibilizar, com livre acesso e de alimentação constante, um material reflexivo e de diálogos construtivos em educação sobre a morte e o morrer, em diálogos que incluíram a educação e a Violência escolar, de forma reflexiva, sensível, crítica e humanizadora.The text of this research was initially structured by the relevance of this research to the life that inhabits the world where we teach and learn in the high school universe in a post-pandemic environment and, permeated by the invasion of social violence in the school environment, due to adverse weather conditions. in places where the school lives, in places that highlight a specific professional: the teacher. This is the subject who guides our writing, our objectives and the problem highlighted in this research where, in accordance with this intention, we structure the entire theoretical basis of a systematic review focused on the theme of death and dying. It is important to highlight that the entire methodological path was guided by a qualitative line and a phenomenological perspective of investigation, through the analysis, reflection and interpretation of dialogues carried out in interviews with the participating teachers. The main objective was to verify, from the point of view of high school teachers from two public schools in Porto Alegre, the relevance of including death and its themes, including school violence, in the different subjects of the school curriculum in a transversal way, humanized, natural and that promotes useful knowledge for life. Furthermore, our final and devolutionary research proposal was to construct, as the final product of the Master's Degree, an e-book entitled Thanathos with the aim of providing, with free access and constant access, reflective material and constructive dialogues in education about death and death. die, in dialogues that included education and school violence, in a reflective, sensitive, critical and humanizing way.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1326
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891326.pdf 8.252Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account