dc.contributor.advisor |
Bertagnolli, Silvia de Castro |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Peres, André |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Cavedini, Patrícia |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2019-05-21T20:28:25Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/121 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A tecnologia está cada vez mais presente no meio educacional, sendo utilizada como um instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa tem como ponto principal analisar como a Robótica Educacional pode contribuir para o desenvolvimento da lateralidade das crianças de quatro (4) a seis (6) anos de idade. Assim, para desenvolver esta pesquisa foi selecionada uma Instituição privada, localizada em Porto Alegre, o Colégio Marista Rosário, onde o público-alvo são estudantes matriculados em algumas turmas da Educação Infantil. Na presente pesquisa, de natureza aplicada e de objetivos exploratórios/explicativos, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os assuntos essenciais para o desenvolvimento desta como: Infância, Educação Infantil, o Brincar, Lateralidade e Robótica Educacional. Além disso, a pesquisa também realizou um levantamento dos principais trabalhos relacionados a estes assuntos, de modo a determinar quais seriam os diferenciais que deveriam ser propostos pela presente pesquisa. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, onde as crianças e a pesquisadora desenvolveram produtos a serem construídos através de diálogos, colaborações e trocas de experiências. Especificamente neste estudo, foram realizadas entrevistas abertas e observações participantes em sala de aula, por meio de fotos, de gravações de vídeos e de desenhos. Desta forma, foi criado um dispositivo robótico - cachorro robô; um controle remoto, no formato de um aplicativo, desenvolvido no App Inventor, para que o dispositivo possa ser controlado; e, para complementar estes recursos, foi criado um jogo digital no programa Scratch a fim de comprovar ou não o objetivo delimitado por esta Dissertação. Para tanto, a pesquisa foi aplicada em duas turmas da educação infantil, compreendendo uma média de 20 estudantes por turma e com dez (10) encontros de 1 hora-aula semanal com as educadoras de tecnologia, de educação física e da educação infantil. O processo exigiu a ativa participação dos estudantes e das educadoras, de modo a delinear aspectos fundamentais que o dispositivo robótico poderia estimular. Com o desenvolvimento deste estudo pôde-se perceber que os estudantes utilizaram-se dos artefatos produzidos para “brincar e aprender” sobre os diversos campos de experiência da Educação Infantil vinculados ao seu corpo, em especial ao desenvolvimento da lateralidade, que é um aspecto essencial para a vida adulta. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Technology is increasingly present in the educational environment, being used as a
facilitating tool in the teaching and learning process. The main focus of the present
research is to analyze how Educational Robotics can contribute to the development of
laterality in children from four (4) to six (6) years of age. Thus, in order to develop such
research, Colégio Marista Rosário, a private institution located in the downtown area
of the city of Porto Alegre was selected. The target audience are students enrolled in
Early Childhood Education of designated classes. Since this study consists of applied
nature and exploratory/explanatory objectives, a bibliographic survey was carried out
on the essential subjects for its development, such as: Childhood, Early Childhood
Education, Playing, Laterality and Educational Robotics. Moreover, the research also
gathered the main works related to these subjects in order to determine the differentials
that should be proposed by the study. The methodology used was the participant
observation, where the children and the author of the research developed products to
be constructed through dialogues, collaborations and exchanges of experiences.
Specifically in this study, open interviews and participant observations were performed
in the classroom through photos, video recordings and drawings. Thus, a robotic
device was created - a robot dog; a remote control in the format of an application
developed through the App Inventor to control the device and; to complement such
features, a digital game was created in the Scratch Software in order to prove or
disprove the objective delimited by this Dissertation. To do so, the research was
applied in two classes of early childhood education, comprising an average of 20
students per class and with ten (10) one-hour weekly class meetings with technology,
physical education and early childhood educators. The process required the active
participation of students and educators in order to outline fundamental aspects that the
robotic device could stimulate. With the development of this study it can be seen that
the students used the artifacts produced to "play and learn" about the different fields
of experience of Early Childhood Education linked to their body, especially the
development of laterality, which is an essential aspect for adult life. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Lazer |
pt_BR |
dc.title |
Robótica educacional: instrumento facilitador no processo de desenvolvimento da lateralidade dos estudantes da educação infantil. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Mestrado Profissional em Informática na Educação |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |