Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Formação de professores e cultura digital: possibilidades e concepções

Show full item record

Title: Formação de professores e cultura digital: possibilidades e concepções
Author: Antunes, Maria Tanise Raphaelli Bosquerolli
Abstract: Esta pesquisa tem como tema a formação continuada de professores para a Cultura Digital, entendendo que, em um mundo digitalizado, é essencial oferecer momentos para reflexão e construção de conhecimentos aos professores, visto serem um dos responsáveis pelo processo de ensino. Assim, o problema a ser investigado consistiu em quais os entendimentos de Cultura Digital e formação continuada se fazem presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Base Nacional Comum para Formação de Professores (BNC-Formação) e no Movimento Pela Base (MPB) e como problematizá-los junto aos professores da rede pública de ensino do município de Barão do Triunfo/RS? Diante disto, teve-se como objetivo: problematizar a noção de Cultura Digital com os professores da educação básica por meio de uma formação continuada. Desta forma, a pesquisa foi constituída por três movimentos: análise da noção de Cultura Digital e formação de professores presentes na BNCC, BNC- Formação e no MPB, bem como os possíveis tensionamentos entre esses entendimentos. O segundo movimento contempla o planejamento da formação continuada “Cultura Digital: possibilidades e concepções”, produto educacional decorrente desta pesquisa e o terceiro movimento corresponde à produção e análise de dados a partir da implementação e avaliação da formação que ocorreu no contexto de um estudo de caso. Como instrumentos de produção de dados recorreu-se à entrevista e à observação direta sendo que a análise dos resultados se deu por meio da triangulação de informações. Como resultados da investigação concluiu-se que, na lógica das competências, as Tecnologias Digitais são abordadas a partir de seu uso instrumental em detrimento à reflexão sobre as subjetividades desenvolvidas na Cultura Digital. No que tange à formação continuada, percebeu-se uma concepção utilitarista e reducionista presente nos documentos, cujo enfoque está em qualificar o professor para ensinar a desenvolver com os alunos as competências expressas na BNCC. Quanto à avaliação do produto educacional, os professores consideraram que a metodologia, estratégias e conteúdo estavam adequados à proposta, entretanto, o número reduzido de participantes impediu maiores generalizações. Entende-se que a temática da formação de professores para a Cultura Digital não se esgota com esta pesquisa, o que reforça a necessidade de se estudar as diversas forças atuantes no cenário educacional, incluindo alternativas para a formação continuada dos professores no ambiente escolar durante seu horário de trabalho.This research has as its theme the continued training of teachers for Digital Culture, understanding that we belong to a digitalized world and that it is essential to offer moments for reflection and construction of knowledge to teachers, as they are one of those responsible for the teaching process. Thus, the problem to be investigated consisted of which understandings of Digital Culture and continuing education are present in the Common National Curriculum Base (Base Nacional Comum Curricular - BNCC), the Commom National for Teacher Training (Base Nacional Comum para Formação de Professores - BNC-Formação) and the Movimento Pela Base (MPB) and how to discuss them with teachers from the public education network in the municipality of Barão do Triunfo/RS? In view of this, the objective was: to problematize the notion of digital culture with basic education teachers through continued training. In this way, the research unfolds in three movements: the analysis of the notion of Digital Culture and teacher training present in the documents, as well as the possible tensions between these understandings. The second movement, the planning of continued training “Digital Culture: possibilities and conceptions”, an educational product resulting from this research, was presented and the third movement corresponded to the production and analysis of data based on the implementation and evaluation of the training that took place in the context of a case study. Interviews and direct observation were used as instruments for data production, with results being analyzed through triangulation of information. As results of the investigation, it was concluded that, in the logic of competencies, Digital Technologies are approached based on their instrumental use to the detriment of reflection on the subjectivities developed in a Digital Culture. Regarding continued training, a utilitarian and reductionist conception was perceived present in the documents, whose focus is on qualifying the teacher to teach and develop the skills expressed in the BNCC with students. Regarding the evaluation of the educational product, the teachers considered that the methodology, strategies and content were appropriate to the proposal, however, the small number of participants prevented further generalizations. It is understood that the theme of teacher training for Digital Culture does not end with this research, supporting the need to study the various forces acting in the educational scenario, including alternatives for the continued training of teachers in the school environment during their working hours.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1161
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891161.pdf 2.712Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account