dc.contributor.advisor |
Estabel, Lizandra Brasil |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Vaz, Cátia |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-04-17T20:13:13Z |
|
dc.date.available |
2024-04-17T20:13:13Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1155 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo aborda o desafio de incluir crianças com Transtorno do Espectro do
Autismo (TEA) na escola regular, destacando a necessidade de engajamento e
conhecimento dos docentes sobre o Atendimento Educacional Especializado, sob a
perspectiva da Educação Inclusiva. Focando nas dificuldades de comunicação oral
dessas crianças, a pesquisa objetivou mapear os desafios percebidos pelos
professores da Educação Infantil na Rede Municipal de Educação de Esteio/RS ao
implementar a Comunicação Aumentativa e Alternativa como parte da Tecnologia
Assistiva. A abordagem qualitativa e o método estudo de caso foram empregados,
com entrevistas semiestruturadas e formulário de avaliação da formação como
instrumentos de coleta de dados. A coleta e análise de dados foram realizadas,
alcançando o objetivo proposto, e a subsequente análise de conteúdo resultou em
categorias discutidas à luz da literatura existente. O estudo gerou uma Formação de
Educadores e um Guia de Orientação, disponibilizado online, que pode orientar os
educadores na Educação Infantil de Esteio/RS, contribuindo para práticas
educacionais inclusivas na abordagem de crianças com TEA e dificuldades na
comunicação oral. O curso "Práticas no Contexto Escolar" sobre Comunicação
Aumentativa e Alternativa (CAA) e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) foi
reconhecido como fundamental para identificar desafios e encontrar soluções na
implementação de CAA para crianças com TEA. A proposta promoveu uma
abordagem coletiva, envolvendo os participantes próximos à criança. A pesquisa
destacou desafios na área da Educação Especial Inclusiva, enfatizando a relevância
de criar ambientes formativos para os educadores, promovendo reflexão acerca do
significado da inclusão e a adoção de práticas inclusivas. Ficou evidente que a
atuação assertiva do profissional, devidamente capacitado e envolvido na formação,
implementação e acompanhamento, é essencial para assegurar a eficácia no
atendimento à criança que apresenta habilidades limitadas para falar. Nesse sentido,
a legislação visa não apenas diretrizes para o sistema educacional, mas também
possibilitar um ambiente favorável para a aprendizagem, promovendo uma
sociedade mais inclusiva. O entendimento dos recursos de CAA é fundamental para
o aprendizado das crianças, especialmente na fase inicial da Educação Básica,
constituindo-se como a base de todo o processo educacional. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study addresses the challenge of including children with Autism Spectrum
Disorder (ASD) in regular schools, highlighting the need for engagement and
knowledge of teachers regarding Specialized Educational Assistance, from the
perspective of Inclusive Education. Focusing on the oral communication difficulties of
these children, the research aimed to map the challenges perceived by teachers of
Early Childhood Education in the Municipal Education Network of Esteio/RS when
implementing Augmentative and Alternative Communication as part of Assistive
Technology. A qualitative approach and case study method were employed, with
semi-structured interviews and a training evaluation form as data collection
instruments. Data collection and analysis were conducted, achieving the proposed
objective, and subsequent content analysis resulted in categories discussed in light
of existing literature. The study generated Educator Training and Guidance
Handbook, made available online, which can guide educators in Early Childhood
Education in Esteio/RS, contributing to inclusive educational practices in addressing
children with ASD and oral communication difficulties. The course "Practices in the
School Context" on Augmentative and Alternative Communication (AAC) and Autism
Spectrum Disorder (ASD) was recognized as fundamental for identifying challenges
and finding solutions in the implementation of AAC for children with ASD. The
proposal promoted a collective approach, involving participants close to the child.
The research highlighted challenges in the area of Inclusive Special Education,
emphasizing the relevance of creating formative environments for educators,
promoting reflection on the meaning of inclusion and the adoption of inclusive
practices. It became evident that the assertive performance of the professional,
properly trained and involved in training, implementation, and follow-up, is essential
to ensure effectiveness in the care of children with limited speaking abilities. In this
sense, legislation aims not only at guidelines for the educational system but also at
enabling a favorable environment for learning, promoting a more inclusive society.
Understanding AAC resources is fundamental for children's learning, especially in the
early stages of Basic Education, constituting the foundation of the entire educational
process. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Informática na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.title |
Desafios na implementação da comunicação aumentativa e alternativa para crianças com transtorno do espectro do autismo na educação infantil da rede municipal de educação do município de Esteio/RS |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Informática na Educação |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |