dc.contributor.advisor |
Oliveira, Dudlei Floriano de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Porcher, Kevin Marinho |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-27T13:32:35Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-27T13:32:35Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1135 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa nasceu da preocupação de saber por que há muita dificuldade e
resistência na aprendizagem de uma língua estrangeira, no caso inglês, na escola,
principalmente, a pública. O presente artigo surgiu da necessidade de esclarecer
pontos para a efetivação do ensino de língua inglesa. A partir do meu estágio
supervisionado em língua inglesa, não vislumbrei um interesse por parte dos alunos
na aprendizagem do idioma, tampouco a devida importância por parte dos alunos.
Desta forma, algumas considerações analíticas sobre a prática docente foram
trazidas e como ela está intimamente ligada com a motivação dos alunos na
aprendizagem de língua inglesa, e quais implicações tal prática tem para o ensino da
língua. Com base em uma pesquisa de análise documental e revisão bibliográfica,
com abordagem qualitativa dos dados a serem analisados com propósito
exploratório, tendo como aporte teórico principal Penny Ur (2009), Patsy M.
Lightbown e Nina Spada (2017), Susan Holden (2009), Zoltan Dörnyei e Ema
Ushioda (2011), e Robert Gardner entre outros teóricos, utilizou-se da prática de
estágio supervisionado em língua inglesa para analisar a prática docente e propôr
material didático para o ensino de língua inglesa. Nesse sentido, o trabalho
conseguiu abordar alguns pontos da prática docente, bem como suas implicações
para o ensino, contribuindo para uma questão que ainda possui muita demanda e
potencial para ser estudado. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research has emerged from the concern with the fact that several students in
Brazilian public schools struggle to learn English as a foreign language. This project
has also unfolded from the necessity to clarify some aspects concerning the
effectiveness of the English language teaching practice. From my supervisioned
practicum in English language, it has called my attention that many students lack
interest in learning a foreign language, while also struggling to understand its
importance. Therefore, some analytic considerations about the teaching practice
have been elicited and how they are intimately linked with the students' motivation in
English language learning, as well as what implications this practice has to the
language teaching. This work has dealt with analytical documental research and
bibliographic review, with qualitative approach of data to be analyzed with exploratory
focus, with the theoretical support from authors Penny Ur (2009), Patsy M. Lightbown
and Nina Spada (2017), Susan Holden (2009), Zoltan Dörnyei and Ema Ushioda
(2011), and Robert Gardner, among other theorists. Furthermore, my personal
practice during the supervised teaching practicum in English language has been
used to analyze the teaching practice, with the purpose of suggesting meaningful
didactic sources to the English teaching. As a result, the present work has been able
to approach several issues related to teaching practice, as well as their implications
to the teaching process, as an attempt to make a relevant contribution to an area of
study that has the potential and the need for further development. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Língua inglesa - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.title |
Motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira no ensino médio: proposta de prática docente no 1º ano de uma escola estadual no litoral norte do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2019 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |