Língua e imaginário: a concepção de língua de professores de português da rede pública de ensino
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Caseira, Ingrid Gonçalves |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lazzery, Natally Lauthart |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-27T13:26:09Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-27T13:26:09Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1134 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho constitui um estudo sobre o imaginário de língua de professores
formados em Letras que trabalham com a língua portuguesa em suas aulas. Os
objetivos desta pesquisa visam refletir sobre o que os discursos destes educadores
têm a nos dizer no que se refere ao imaginário de língua construído por eles durante
a vida acadêmica e a docência. Além disso, ao longo do trabalho serão discutidas
questões referentes à influência da mídia no imaginário social e a forma como os
PCN’s abordam o ensino de português. Para isso foram analisados, a partir da
perspectiva da Análise de Discurso francesa, sequências discursivas retiradas dos
textos produzidos pelos professores. Tais textos são comentários críticos sobre a
notícia “Mec lava as mãos no caso dos livros com erros” retirada do site do jornal O
globo. As reflexões acerca destes comentários mostram que, ainda hoje, o
imaginário de língua que considera adequado somente o ensino tradicional sem dar
espaço para as variedades da língua está presente no discurso dos docentes e isso
traz consequências para o ensino, as quais serão problematizadas ao fim deste
trabalho. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work constitutes a study about the language imaginary of teachers
graduated in Languages that work with Portuguese in their classes. The objectives of
this research are to reflect on what the discourses of these teachers have to tell us in
relation to the language imaginary constructed by them during academic and
teaching life. In addition, throughout the work will be discussed questions regarding
the influence of the media in the social imaginary and how the PCN’s approach the
teaching of Portuguese. For this, from the perspective of the French Discourse
Analysis, discursive sequences from the texts produced by the teachers were
analyzed. These texts are critical comments about the news " Mec lava as mãos no
caso dos livros com erros " from the website O Globo. The reflections on these
comments show that, even nowadays, the language imaginary that considers only
traditional teaching, without giving space to the varieties of the language, is present
in the teachers' discourse and it has consequences in teaching, which will be
problematized in the end of this work. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Linguagem e línguas |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
Língua e imaginário: a concepção de língua de professores de português da rede pública de ensino |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2019 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account