dc.contributor.advisor |
Selistre, Isabel Cristina Tedesco |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ferri, Milena Vieira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-15T15:42:28Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-15T15:42:28Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1062 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em um mundo marcado pela pluralidade cultural, é necessário desenvolvermos um conjunto
complexo de habilidades, conhecimentos e atitudes que devem permear o contato intercultural
e produzir um diálogo intercultural sensível às situações comunicativas. Para isso, devemos
adotar uma postura adequada, de abertura, respeito e descentralização, entendendo que há
outras possibilidades de entender a realidade. Esse conjunto envolve a competência
comunicativa intercultural (CCI), que combina conhecimentos linguísticos para uma
comunicação efetiva com pessoas linguisticamente e culturalmente diferentes, promovendo
uma atuação na sociedade baseada nos Direitos Humanos e valorizando a diversidade. Na
educação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância de integrar a
CCI nas aulas de língua inglesa, reconhecendo o inglês como meio de comunicação em
espaços diversos. Os professores desempenham um papel vital ao criar atividades que
desconstroem estereótipos, promovem o entendimento da língua inglesa e capacitam os
estudantes para uma participação consciente e efetiva na sociedade. Diante disso, o presente
trabalho oferece uma contribuição para pensar em práticas pedagógicas considerando a
importância dessa competência para o exercício da cidadania e o aprimoramento da qualidade
das relações em um mundo plural. O objetivo é estruturar uma matriz para a sistematização de
tarefas em língua inglesa que promovam a CCI com foco na produção oral na etapa do Ensino
Médio, como forma de orientar o trabalho dessa competência em aulas de inglês. A
metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental,
buscando fontes teóricas que pudessem embasar a passagem da CCI para a prática de ensino.
O estudo foi estruturado em etapas: (1) revisão de literatura pertinente ao assunto; (2) exame
das diretrizes contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relativas ao ensino de
inglês no ensino médio e sua conexão com a CCI; (3) coleta de orientações didáticas para o
ensino da oralidade; (4) proposta de uma matriz para o planejamento de tarefas que
desenvolvam a CCI nas aulas de língua inglesa; e (5) aplicação da matriz constituída. Por fim,
apresentamos as considerações finais, destacando a relevância do estudo, os resultados
obtidos e as possíveis direções para estudos futuros. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In a world marked by cultural diversity, it is necessary to develop a complex set of skills,
knowledge, and attitudes that should permeate intercultural contact and foster intercultural
dialogue sensitive to communicative situations. To achieve this, we must adopt an appropriate
stance of openness, respect, and decentralization, understanding that there are other
possibilities for understanding reality. This set involves intercultural communicative
competence (ICC), which combines linguistic knowledge for effective communication with
linguistically and culturally diverse people, promoting engagement in society based on
Human Rights and valuing diversity. In Brazilian education, the Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) emphasizes the importance of integrating ICC into English language
classes, recognizing English as a means of communication in diverse spaces. Teachers play a
vital role in creating activities that deconstruct stereotypes, promote an understanding of the
English language, and empower students for conscientious and effective participation in
society. In light of this, the present work contributes to thinking about pedagogical practices
considering the importance of this competence for citizenship and the improvement of the
quality of relationships in a plural world. The objective is to structure a matrix for the
systematization of tasks in the English language that promote ICC with a focus on oral
production in the High School stage, as a way to guide the work of this competence in English
classes. The adopted research methodology was bibliographic and documentary research,
seeking theoretical sources that could support the transition from ICC to teaching practice.
The study was structured in stages: (1) review of literature relevant to the subject; (2)
examination of guidelines in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) related to English
teaching in high school and its connection to ICC; (3) collection of didactic guidelines for
teaching speaking; (4) proposal of a matrix for planning tasks that develop ICC in English
language classes; and (5) application of the constituted matrix. Finally, we present concluding
remarks, highlighting the relevance of the study, the results obtained, and possible directions
for future research. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Língua inglesa |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvendo a competência comunicativa intercultural através do exercício da oralidade em inglês no ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |