dc.contributor.advisor |
Pereira, Mateus da Rosa |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Cardoso, Diogo Chaves |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-15T15:19:35Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-15T15:19:35Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1060 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A literatura deve ser explorada sempre que possível no ensino de língua estrangeira, e isso se
deve a muitos fatores, sendo alguns deles: a possibilidade de descobrir novas formas de
expressão; o pensamento crítico e autônomo; o autoconhecimento; e o desenvolvimento de
habilidades de leitura e da competência literária. Este trabalho de pesquisa parte da necessidade
de investigar o ensino de inglês como língua estrangeira e o uso da literatura nesse contexto,
com o objetivo de desenvolver abordagens que sejam capazes de integrar aspectos linguísticos
e literários. Inicialmente, foi possível perceber, a partir de levantamentos bibliográficos, que há
uma certa variedade de propostas pedagógicas com alternativas para o uso da literatura como
recurso didático para o ensino de inglês como língua estrangeira. Entretanto, ficou evidente a
escassez de atividades capazes de ressaltar não só aspectos de natureza literária, mas também
tópicos linguísticos, que são imprescindíveis nas aulas de língua inglesa. É comum que os itens
linguísticos necessários para a compreensão do texto apareçam de forma indireta, como uma
atividade separada, gerando um distanciamento do texto literário usado. Isso pode ser
encontrado em práticas pedagógicas isoladas, porém, até o momento, não foram encontrados
materiais que disponibilizem princípios capazes de guiar o trabalho de outros professores que
tenham o interesse de usar a literatura em suas aulas, assim como existe para o ensino de leitura
em língua estrangeira. Dessa forma, surgiu a necessidade de desenvolver materiais didáticos
para o ensino de inglês com literatura, que não apenas permitissem a exploração de textos
literários, mas que fossem provenientes de um levantamento prévio a respeito do uso da
literatura nesse contexto e de princípios metodológicos que sustentem seu uso. Essa pesquisa
proporciona subsídios teóricos e metodológicos que esclarecem muitas das questões que
surgem na hora de usar a literatura para ensinar inglês, sendo muitas vezes considerada um tipo
de texto “difícil” para os aprendizes. Essa forma de enxergar a literatura e de aplicá-la ao ensino
de língua estrangeira começa com uma fundamentação teórica, com a descrição de princípios e
estratégias para o ensino de inglês com literatura, e por fim, com planejamentos didáticos de
língua inglesa, que contemplam a literatura como material didático. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Literature should be explored whenever possible in foreign language teaching, and this is due
to many factors, some of which are: the possibility of discovering new forms of expression;
critical and autonomous thinking; self-knowledge; and the development of reading skills and
literary competence. This research work is based on the need to investigate the teaching of
English as a foreign language and the use of literature in this context, with the aim of developing
approaches that are capable of integrating linguistic and literary aspects. Initially, it was
possible to perceive, from bibliographical surveys, that there is a certain variety of pedagogical
proposals regarding teaching English as a foreign language. However, the scarcity of activities
capable of highlighting not only aspects of a literary nature, but also linguistic topics, which are
essential in English language classes, was evident. It is common for the linguistic items
necessary for understanding the text to appear indirectly, as a separate activity, or even
introduced as a barrier that students must pass through before exploring the literature. This can
be found in isolated pedagogical practices. However, we have not found any material that
provides principles that can guide the work of other teachers who are interested in using
literature in their classes, just as there is for teaching reading in a foreign language, for example.
Thus, the need arose to develop teaching materials for teaching English with literature, which
not only allowed the exploration of literary texts, but which came from a previous survey
regarding the use of literature in this context and methodological principles that support its use.
This research provides theoretical and methodological support that clarifies many of the issues
that arise when using literature to teach English, which is often considered a “difficult” type of
text for learners. This way of seeing literature and applying it to foreign language teaching
begins with a theoretical foundation, with the description of principles and strategies for
teaching English with literature, and finally, with English language didactic plans, which
include literature as teaching material. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
Como ensinar inglês com poesia? alternativas para o ensino integrado de aspectos linguísticos e literários |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |