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Selos de sustentabilidade da indústria da moda como um atributo de valor de compra

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Title: Selos de sustentabilidade da indústria da moda como um atributo de valor de compra
Author: Buttelli, Peuckert Vivian
Abstract: Em razão da ampliação do debate envolvendo sustentabilidade no mundo, os questionamentos acerca das políticas das empresas do ramo da moda e suas práticas são preceitos cada vez mais observados pelo público consumidor. Nesse quesito, discussões sobre sustentabilidade na moda vêm ganhando terreno, demonstrando a importância da produção sustentável e trazendo à tona conceitos como economia circular e reaproveitamento de matéria-prima, recursos, energia e proteção dos trabalhadores. Nesse contexto, é necessário abordar as certificações de sustentabilidade, essas que podem aparecer na forma de selos, certificações ou marcas de certificação e que tem como principal intuito informar o consumidor das práticas utilizadas para que essas se alinhem às suas preferências. Dessa forma, o presente estudo analisa aspectos do processo decisório de compra do consumidor brasileiro na escolha de artigos de moda, identificando o perfil do consumidor e sua relação de consumo com selos, certificações e marcas de certificação sustentável voltados para o mercado da moda. A coleta de dados foi realizada de modo online e dividida em três blocos, identificação do perfil econômico-social, escolha de atributos e escala Young Connsumers' Sustainable Consumption Behavior. Para a análise dos resultados, trabalhou-se com 4 hipóteses a fim de verificar se o selo de sustentabilidade é percebido e valorizado pelo público consumidor. Os resultados indicam que grande parte dos respondentes possui intenção inicial de compra pelos itens que possuem o selo de sustentabilidade, mas que o preço influencia na decisão final de compra, no qual esses se mostram dispostos a pagar pelos selos de sustentabilidade, desde que não seja um produto de maior valor.Due to the expansion of the debate involving sustainability in the world, questions about the policies of companies in the fashion sector, and their practices are precepts increasingly being observed by the consumer public. In this regard, discussions about sustainability in fashion have been gaining ground, demonstrating the importance of sustainable production, and bringing up concepts such as circular economy, and reuse of raw materials, resources, energy, and workers protection. In this context, it is necessary to address sustainability certifications, which may appear in the form of seals, certifications or certification trademarks, and whose main purpose is to inform consumers of the practices used so that they align with their preferences. Therefore, this study analyzes aspects of the Brazilian consumer's purchasing decision-making process when choosing fashion items, identifying the consumer's profile, and their consumption relationship with seals, certifications, and sustainable certification brands aimed at the fashion market. Data collection was carried out online, and divided into three blocks, identification of the economic-social profile, choice of attributes, and scale Young Consumers' Sustainable Consumption Behavior. To analyze the results, we worked with 4 hypotheses in order to verify whether the sustainability seal is perceived and valued by the consumer public. The results indicate that most respondents have an initial intention to purchase items that have the sustainability seal, but that the price influences the final purchase decision, where they are willing to pay for the sustainability seals, as long as it is not a higher priced product.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/958
Date: 2023


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