dc.description.abstract |
A educação é um processo contínuo e que perpassa por diferentes visões teórico-metodológicas. Por isso, esta pesquisa está embasada nos conceitos de educação linguística como prática integradora, letramento (s), projetos pedagógicos, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a proposta da BNCC, buscando eixos integradores para o desenvolvimento de projetos de ensino a fim de compreender se as áreas se articulam de forma que haja um processo de ensino perpassado por diferentes conhecimentos. A justificativa se deve a observação de que ainda há pouca pesquisa com proposta de análise comparativa entre as diferentes matérias escolares, objetivando a integração de um projeto de ensino. Por isso, este trabalho mostra-se importante para o desenvolvimento do campo, uma vez que pode apontar estratégias eficazes para o ensino-aprendizagem, em momento importante de implantação da nova BNCC. O projeto apresenta modelos de projetos que podem ser aplicados com ou sem adaptações em diferentes realidades escolares. Para isso, usamos como metodologia a análise documental e bibliográfica e realizamos uma pesquisa quanti-qualitativa, procurando verificar por meio de questionário semiestruturado, junto a professores do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas - atuantes em diferentes disciplinas, suas percepções com relação à interdisciplinaridade. Para isso, criamos dois projetos de ensino, focados em temáticas que procuraram desenvolver o aprendizado com base nas relações interdisciplinares. A elaboração desses projetos foi resultado de uma análise realizada na BNCC. Os resultados demonstraram que é possível promover projetos interdisciplinares, utilizando as habilidades previstas pelo documento que sejam desenvolvidas em cada disciplina. Isso é possível, uma vez que identificamos oito eixos integradores entre as disciplinas, sendo eles: formação integral; vida em sociedade; leitura e interpretação; letramento (s); textos informativos, análise da mídia; pensamento crítico e reflexivo; comunicação, expressão e argumentação. Conclui-se que esses resultados contribuem para ampliar as percepções sobre as disciplinas e a possibilidade de articulá-las em projetos interdisciplinares, unindo os saberes de todas as áreas, a fim de promover uma educação integral do estudante. |
pt_BR |