Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Machado de Assis na escola: as perspectivas do aluno e do professor

Show simple item record

dc.contributor.advisor Alves, Izandra pt_BR
dc.contributor.author Leme, Ariadine Faria pt_BR
dc.date.accessioned 2023-11-03T19:55:29Z pt_BR
dc.date.available 2023-11-03T19:55:29Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/927 pt_BR
dc.description.abstract Esse Trabalho de Conclusão de Curso visa a apresentação de dados e reflexões sobre o olhar do aluno e a perspectiva do professor acerca da utilização de leituras de textos clássicos em sala de aula, em especial os de Machado de Assis. A escolha do autor não foi em vão, já que se trata de um dos escritores que representam o cânone da literatura brasileira. Os dados levantados para esse trabalho foram recolhidos por meio de um questionário on-line com a participação de 12 alunos e 12 professores. Os participantes vivenciam experiências nas seguintes etapas de ensino: anos finais do Ensino Fundamental e três anos do Ensino Médio. As teorias utilizadas para discutir os achados da pesquisa vêm, em grande parte, dos estudiosos Magda Soares, que aborda a escolarização da literatura, e Antonio Candido, que defende a democratização da literatura. Essas teorias são cruzadas com os dados obtidos pelas respostas aos questionários e promovem uma reflexão acerca da utilização dos clássicos no ambiente escolar. pt_BR
dc.description.abstract This term paper aims to present data and reflections about students’ view and teachers’ perspective about using Brazilian classic writers in class, especially the texts of the writer Machado de Assis. The choice of the author was not in vain, since he is one of the writers who represent the canon of Brazilian literature. An online questionnaire with 12 students and 12 teachers collected the research data. Participants had experience in the following education levels: final years of primary education, and the three years of high school. The main theoreticians used to discuss the findings are Magda Soares, which debates literature teaching in schools, and Antonio Candido, a defender of literature democratization. Their theories are interweaved with the questionnaires’ answer to promote a reflection about the use of classic texts in school. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Linguagem e línguas pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Literatura brasileira pt_BR
dc.title Machado de Assis na escola: as perspectivas do aluno e do professor pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2021 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Letras Português e Inglês pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789927.pdf 1.129Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account