Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Ensino-aprendizagem nas aulas de língua portuguesa por um sujeito com síndrome de down em séries finais do ensino fundamental: um estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor.advisor Monzón, Andrea Jessica Borges pt_BR
dc.contributor.author Winter, Paloma pt_BR
dc.date.accessioned 2023-10-30T21:49:58Z pt_BR
dc.date.available 2023-10-30T21:49:58Z pt_BR
dc.date.issued 2020 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/926 pt_BR
dc.description.abstract A aula de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental possui muitas perspectivas teóricas possíveis e diversas nuances pedagógicas necessárias, especialmente na escola pública. O presente trabalho buscou melhor compreender o contexto educacional multifacetado de um aluno com Síndrome de Down inserido em uma escola regular pública, em uma turma de 9o ano, particularmente na disciplina de Língua Portuguesa. Desse modo, o objetivo principal foi investigar e analisar como se dá a aprendizagem de um sujeito com Síndrome de Down (SD) nas aulas de Língua Portuguesa, em uma escola do Vale do Caí, no âmbito das séries finais do Ensino Fundamental. A justificativa se deve à necessidade de contribuir para o ensino de Língua Portuguesa, propondo estratégias didático-pedagógicas mais inclusivas, as quais possibilitem uma maior interação de alunos com Síndrome de Down no ambiente escolar, para que tenham a oportunidade de desenvolver suas potencialidades linguísticas, considerando suas necessidades específicas. Para este estudo de caso, de cunho qualitativo, primeiramente foram realizadas observações in loco de aulas de Língua Portuguesa na turma do aluno com SD, utilizando-se uma ficha de observação elaborada especificamente para este estudo. Em uma segunda etapa, foram elaborados dois roteiros diferentes de perguntas e suas respectivas motivações para, então, realizar-se entrevistas semiestruturadas com a professora de Língua Portuguesa e com a monitora do aluno. Em seguida, foram analisadas as transcrições dessas entrevistas, à luz do arcabouço teórico e de diretrizes educacionais vigentes. Os resultados demonstraram a importância de se ter estratégias didático-pedagógicas que atendam à turma como um todo, mas que também sejam planejadas atividades voltadas para os interesses e as peculiaridades do sujeito com SD. Além disso, verificou-se que a inclusão desse aluno não ocorre somente através do trabalho da professora de Língua Portuguesa e da monitora. Desse modo, a partir dos resultados obtidos, foram elaboradas estratégias docentes com fins didático-pedagógicos, que podem ser empregadas e/ou adaptadas por professores de Língua Portuguesa para alunos com o diagnóstico de SD. Conclui-se que esses resultados estão relacionados ao desenvolvimento das potencialidades e necessidades de alunos com SD, com o objetivo de tornar o ensino-aprendizado de Língua Portuguesa mais significativo, além de contribuir para sua inclusão, possibilitando-lhes desenvolver sua autonomia não somente no contexto escolar, mas também no contexto social, através da inclusão desses sujeitos na sociedade letrada. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Linguagem e línguas pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Down, Síndrome de pt_BR
dc.title Ensino-aprendizagem nas aulas de língua portuguesa por um sujeito com síndrome de down em séries finais do ensino fundamental: um estudo de caso pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2020 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Letras Português e Inglês pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789926.pdf 753.1Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account