dc.contributor.advisor |
Pereira, Cristiano da Silveira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Onzi, Renata Sabrina |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-10-20T23:17:19Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-10-20T23:17:19Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/885 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho de conclusão de curso reflete sobre o preconceito linguístico presente nos vídeos da atriz e youtuber Marcela Tavares, intitulados “Não seja Burro”, nos quais ela propõe-se a ensinar as pessoas a “falar e escrever melhor”, rotulando quem tem o “falar incorreto” ou comete erros gramaticais como pessoas “burras e com problemas”. Nesse sentido, embasei-me principalmente nos estudos de Marcos Bagno (2015), Willian Labov (2008) e Bortoni-Ricardo (2004), os quais são referência no campo de estudos da Sociolinguística e do preconceito linguístico. Dessa forma, foi realizada, inicialmente, a revisão de literatura sobre variedade, mudança e preconceito linguístico, relacionados ao ensino de língua portuguesa nas salas de aula de nosso país. Após isso, realizou-se a transcrição e a análise dos vídeos, nos quais se comprova o preconceito linguístico praticado por Marcela, representados na forma de intolerância e de preconceito com aqueles que, segundo ela, falam e escrevem “errado”. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study aims to reflect on the linguistic prejudice expressed through Marcela Tavares’s videos, who is an actress and youtuber. The videos are entitled "Do not be dumb”, in which she proposes to teach people to "speak and write better" and also she labels who "speaks wrongly” or make grammatical mistakes as "dumb and troubled people". Therefore, this research is mainly based on studies from Marcos Bagno (2015), Willian Labov (2008) and Bortoni-Ricardo (2004), authors from Sociolinguistic and Linguistic Prejudice fields. Thus, as a first step, the literature review on linguistic variety, change and prejudice related to Portuguese teaching in Brazilian classrooms was carried out. After that, Marcela’s videos were transcribed and the data were analyzed. Results show that linguistic prejudice was practiced by Marcela, represented as intolerance and discrimination in relation to those who, according to her, speak and write "wrongly". |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Linguagem e línguas |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguística |
pt_BR |
dc.title |
O preconceito linguístico presente na fala da youtuber Marcela Tavares |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |